Ciência

O cogumelo mortal que os finlandeses se recusam a cortar da dieta

por: Redação Hypeness

Você comeria algo que pode te fazer correr risco de morte? Pois saiba que na Finlândia um cogumelo chamado Falso Morel (Gyromitra esculenta, no latim) é uma iguaria culinária, apesar dos perigos que pode causar a quem o consumir. 

Conheça o ‘tempero’ mais usado por brasileiros que pode matar a sua família

O cogumelo Falso Morel tem uma substância chamada giromitrina.

O alimento é conhecido no norte da Europa há muito séculos, mas foi proibido em países como a Suécia e a Noruega por possuir uma toxina chamada giromitrina. Essa substância, além de carcinógena, também é bastante tóxica. Pequenas quantidades dela podem resultar dores de cabeça fortes, vômitos, náuseas, problemas no fígado e, em casos mais extremos, em morte. 

Primeiro spray nasal ‘de cogumelos alucinógenos’ com finalidade medicinal já existe

Apesar do risco, os finlandeses não tiram o cogumelo da dieta, mas é preciso alguns cuidados importantes antes de comê-lo. Os falso morel precisam ser cortados e lavados com muito água fria. A indicação é que se use cerca de um litro do líquido para cada 50 gramas do alimento, que deve ficar de molho por, no mínimo, duas horas (mas quanto mais, melhor).

Ilustração representa um exemplar de Gyromitra esculenta.

Depois, devem ser fervidos também com muita água por dez minutos, mas com cuidados: o vapor da panela pode ser tóxico. A fervura deve se repetir depois que os cogumelos forem escorridos e lavados com água fria.

Cogumelos alucinógenos podem combater depressão, diz estudo

O processo é longo, mas, mesmo assim, quem comer ainda deve saber que resquícios da giromitrina podem ficar ali — e tudo indica que eles se acumulam no corpo com o passar dos anos. Nem parece que eles podem ser encontrados no supermercado mais próximos ou nos restaurantes mais chiques do país

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
 A ossada de casal de guerreiros enterrado ao lado de serviçal e suas armas há mais de 2 mil anos