Sustentabilidade

O Quênia está tendo um baby boom de elefantes e isso é maravilhoso

Redação Hypeness - 18/08/2020 | Atualizada em - 20/08/2020

Notícias boas vindas do Parque Nacional Amboseli, no Quênia: um baby boom de elefantes está por vir. O Fundo Amboseli para Elefantes, uma organização sem fins lucrativos que luta pela preservação e pelo bem-estar desses animais, afirma que cerca de 170 filhotinhos nasceram no último ano. Entre os pequenos elefantes estavam até gêmeos, algo raro de acontecer. 

Elefante viaja quase 3 mil km em plena pandemia e encerra 50 anos de confinamento em santuário

O monte Kilimanjaro aparece ao fundo enquanto elefantes passeiam pelo Parque Nacional Amboseli, em 2016.

A explicação para o fato está no meio-ambiente. Nos últimos anos, a região do Quênia registrou índices recordes de chuva. Isso fez com que a vegetação, tão maltratada por secas em períodos anteriores, crescesse o suficiente para permitir que os animais se alimentassem de forma nutritiva. Sendo assim, menos exemplares da espécie sucumbiram à fome ou à desidratação. 

Além disso, o governo queniano tem se estruturado para desmantelar hordas de caçadores, com multas cada vez mais caras e penas mais longas na cadeia. As medidas têm reduzido o número de animais caçados: em 2018 foram 80, passando para 34 em 2019 e apenas sete em 2020. Os números são impressionantes se observarmos o cenário da África como um todo, onde houve uma diminuição de 33% da população em geral de 2007 a 2014.  

A comovente história dessas duas elefantes de circo e sua jornada rumo à liberdade

Três elefantes interagem no Parque Nacional Amboseli, em foto de 2013.

Nos últimos 30 anos, a população de elefantes no Quênia vem crescendo. Em 1989, o número total de animais da espécie no país era estimado em 16 mil. No ano passado, o total mais que dobrou e subiu para 34,8 mil.

Cada gestação de uma elefante costuma durar por volta de dois anos. A título de comparação, o número de novos elefantes nascidos em 2018 foi de 113. Ou seja, do ano retrasado para o ano passado houve um crescimento de quase 50%.

Esta família de elefantes celebrando o resgate de um filhote é a coisa mais adorável

Família de elefantes é fotografada no Parque Nacional Amboseli, em 1986.

 

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Homem é atacado por tubarão em PE: ‘Salva-vidas apitou 3 vezes’; 2º caso em 15 dias no local