Arte

‘Odisseia do Isolamento’: curta recria ‘2001: Uma Odisseia no Espaço’ na quarentena

Redação Hypeness - 24/08/2020

Em uma releitura do clássico filme de ficção científica2001: Uma Odisseia no Espaço“, lançado em 1968 e dirigido por Stanley Kubrick (1928 – 1999), a designer Lydia Cambron imaginou (e filmou) como seria reproduzir a experiência do longa durante a quarentena de prevenção contra o coronavírus. Intitulado “2020: an isolation odyssey” (“2020: uma odisseia do isolamento”, em tradução livre), o curta de 12 minutos foi publicado no Vimeo e já soma mais de 80 mil visualizações na plataforma.

“‘2020: uma odisséia do isolamento’ é uma reconstituição do icônico final de ‘2001: Uma Odisséia no Espaço’ (Stanley Kubrick, 1968)”, explica a designer e residente de Nova York, nos EUA, na descrição do vídeo. “Restabelecido no contexto da quarentena doméstica, a jornada no tempo se adapta aos dramas mundanos do autoisolamento — zombando da saga de olhar para o próprio umbigo durante a vida sozinho e dentro de casa.”

– ‘2001 – Uma Odisseia no Espaço’ previu, 50 anos antes, nossos gadgets e o nosso desamparo

Como destaca o site “Colossal“, os movimentos dos personagens são sincronizados perfeitamente. Mas, enquanto o ator Keir Dullea atravessa a casa dentro de um traje de astronauta no filme original, Lydia usa uma máscara facial e luvas de látex.

– Livro ‘2001 – Uma Odisseia no Espaço’ ganha versão maravilhosa para comemorar 50 anos

A reconstituição foi feita dentro do apartamento da designer no Brooklyn e apresenta atualizações contemporâneas, como o MacBook na mesa ao invés vez da refeição luxuosa apresentada no filme de Kubrick. Até o tempo de duração dos créditos foi perfeitamente sincronizado.

– 12 filmes que comprovam que os anos 1990 foram a era de ouro da ficção científica

Lydia observa ainda que a versão contemporânea da obra de 1968 considera uma vida igualmente desorientadora. “Ser multitarefa enquanto se trabalha de casa, alimentando culpa ou saudade por equipamentos de exercícios não utilizados, todo o seu ser reduzido a uma medida de tempo; essas cenas ilustram a comédia absurda de tentar manter o controle durante este tempo imprevisível e sem precedentes”, explica a artista.

Publicidade

Fotos: Reprodução/2020: an isolation odyssey/Lydia Cambron


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Agenda Hype em casa: Alcione, Teresa Cristina, Festivais Feminino e FIXE nos destaques