Sustentabilidade

Pantanal arde em chamas e registra crescimento de 200% nas queimadas

por: Redação Hypeness

Patrocinado por:
Notice: Undefined index: facebook_titulo in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/single.php on line 90

A região do Pantanal, no Centro-Oeste brasileiro, enfrenta uma verdadeira tragédia. Desde o dia primeiro de janeiro deste ano até o último dia 20 de agosto foram detectados mais de oito mil focos de queimadas, maior número desde que os registros começaram a ser feitos, em 1998. As informações são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e representam um aumento de 205% em relação ao ano passado. 

11 lugares com águas cristalinas pelo Brasil que você precisa conhecer

Chamas avançam sobre a mata no estado no Mato Grosso, na região do Pantanal.

O clima seco na região é um dos fatores que fazem o fogo avançar, mas não são o único motivo. A ação humana na região, colocando fogo nas pastagens ou a título e limpeza, funcionou como um verdadeiro catalisador das queimadas. Vale lembrar que o Centro-Oeste brasileiro é uma região com extensa atividade agropecuária. As cidades de Poconé, no Mato Grosso, e de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, perto da fronteira com a Bolívia, são os municípios com o maior número de focos de incêndio (1.397 e 1.310, respectivamente). 

Como Ricardo Salles, com pedido de afastamento pelo MPF, degradou ainda mais o meio ambiente

Período de estiagem severo e desmatamento crescente estão devastando o bioma.

De acordo com Júlio Cesar Sampaio, líder local do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o mês de agosto costuma ser de estiagem, mas locais que ainda deveriam estar inundados da chuva de outros meses secaram. Para se ter uma ideia, o rio Paraguai, principal afluente da região, costuma alcançar 5,6 metros de média durante o período de cheias. O valor registrado em junho pela Marinha do Brasil foi de menos da metade: apenas 2,1 metros. 

A expectativa para os próximos meses não é boa e pesquisadores já afirmam que o atual momento do Pantanal é a maior tragédia ambiental de sua história. 

7 fotos retratam horror de incêndios na Austrália

Bombeiro tenta apagar as chamas que consomem a vegetação.

Publicidade

Fotos: Mayke Toscano/Secretaria de Comunicação do Mato Grosso


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Degelo do Ártico resultado do aquecimento global pode liberar vírus e bactérias mortais