Inovação

Peças de terracota feitas com impressão 3D irão salvar barreira de corais em Hong Kong

Vitor Paiva - 21/08/2020

Na região marítima da península de Sai Kung, em Hong Kong, o intenso tráfego de navios, a poluição nas águas e certos fenômenos provocados pelo desequilíbrio ambiental vêm ameaçando severamente os corais locais, que seguem desaparecendo na direção de grave risco de extinção. E se a tecnologia pode ser terrivelmente eficaz na destruição dos ecossistemas oceânicos, ela também pode salvar tais ambientes – e é isso que o Departamento de Agricultura, Pesca e Conservação (AFCD), em parcerias com biólogos marinhos e arquitetos da Universidade de Hong Kong pretendem com a implementação de novos habitats para o crescimento de corais nas águas da região – feitos em terracota através de impressão 3D.

O projeto consiste na colocação de 128 “azulejos” hexagonais com 60 centímetros de diâmetro aproximadamente ao longo de 1.3 quilômetros de solo oceânico, compreendendo três locais diferentes da região. Os azulejos possuem uma estrutura similar a um cérebro humano, que oferece base para que os corais possam estabelecer suas raízes. De acordo com os cientistas que ajudaram a desenvolver o modelo, o material terroso utilizado para a feitura dos azulejos ajuda os frágeis corais a se prenderem à superfície e poderem assim se desenvolver.

As peças são impressas em 3D utilizando a argila de terracota, e depois são cozidos em altíssima temperatura.

Cientistas ligados ao Instituto de Ciência Marinha Swire, da Universidade de Hong Kong, irão observar o crescimento dos corais na região pelos próximos dois anos. Segundo consta, as peças em terracota despontam como método promissor para reviver e salvar barreiras de corais, tão importantes para a saúde dos mares e do próprio planeta.

A importância dos corais não se dá somente pela manutenção da própria espécie, mas também de diversas outras espécies que utilizam os corais com lar e fonte de alimento – em perfeito exemplo da diferença entre equilíbrio e desequilíbrio em um ecossistema.

Publicidade

© fotos: Christian J. Lange/HKU


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é mestre e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Publica artigos, ensaios e reportagens, é autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Ônibus de Salvador circulam com filtro contra covid em veículos com ar-condicionado