Debate

Policiais fazem saudação nazista após morte de homem em custódia; veja o vídeo

por: Redação Hypeness

O governo da Bélgica investiga a ocorrência da morte de um homem durante o período em que estava sob custódia da polícia. Imagens chocantes mostram que um policial sentou nas costelas da vítima durante 16 minutos enquanto outra oficial executava o que parecia ser uma saudação nazista. Confira o vídeo:

– Museu do Holocausto visitado por Bolsonaro em Israel confirma: Nazismo era de direita

A vítima foi identificada como Jozef Chovanec, um cidadão eslovaco de 38 anos, preso no aeroporto de Charleroi em fevereiro de 2018, após provocar uma confusão enquanto embarcava em um voo para a Bratislava. 

Após ser levado para uma cela, Jozef começou a bater a cabeça na parede, causando sangramento. No vídeo, descoberto e publicado na internet na última quarta-feira (19) pelo site Het Laatse Nieuws, é possível ver seis policiais tentando imobilizá-lo. 

– Embaixador alemão não consegue entender como brasileiros distorcem nazismo

Imagem de oficial da polícia executando a saudação nazista

Um deles sentou sobre Jozef até que ele parece de se mexer, outra ficou de pé executando uma saudação nazista e os demais aparentam rir da situação. Jozef morreu no dia seguinte, após ser socorrido em um hospital. 

– Ministro das Relações Exteriores diz que aquecimento global é trama marxista

Com a descoberta das filmagens, a esposa de Jozef, Henrieta Chovancova, tem ganhado voz pela primeira vez desde que perdeu o marido. Ela comparou o caso com o assassinato de George Floyd, que aconteceu em maio desse ano, nos Estados Unidos, e mobilizou todo o mundo. “Quando o viram sangrando, deveriam ter prestado os primeiros socorros. Ao invés disso, sentaram nele e o impediram de respirar”, disse ao Het Laatse Nieuws. 

Um promotor que acompanha o caso há mais de dois anos disse que as investigações foram atrasadas em função da pandemia do novo coronavírus, mas garantiu que os oficiais envolvidos já foram entrevistados e que a oficial que fez a saudação nazista já foi demitida da corporação. 

Publicidade

Foto: Reprodução / Twitter


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
MDZhB: a misteriosa rádio soviética que segue emitindo sinais e ruídos há quase 50 anos