Inspiração

Pumas filhotes são salvos em caixa de papelão às margens de rodovia no RS; veja vídeo

por: Yuri Ferreira

Na cidade de Vacaria, nordeste do Rio Grande do Sul, dois filhotes de puma (onça-parda) foram resgatados na beira da rodavia BR-285. A Brigada Ambiental da Polícia Militar resgatou os bichinhos que estavam em uma caixinha de papelão.

Os animais foram resgatados pela PM, redirecionados para a ONG Amigo do Bicho, depois foram para nas mãos da Polícia Rodoviária Federal de Lagoa Vermelha. A PF, então, decidiu passar os animais para pesquisadores da Universidade de Passo Fundo, onde os animais ficarão sobre cuidados veterinários para posteriormente serem devolvidos a natureza.

– Neste hotel os hóspedes dormem em bolhas na selva em meio a elefantes resgatados

Pumas foram resgatadas pela Polícia e agora estão sob cuidados veterinários

“Agora é dar os cuidados básicos. Clinicamente, estão em boa condição de saúde. Eu não coletei exame de sangue, pois estão muito estressados, mas vamos fazer a coleta esta semana para ver o estado imunológico e nutricional deles, além de doenças infectocontagiosas”, explica Michelli de Ataide, do Grupo de Estudos de Animais Silvestres e Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo, em entrevista à RBS TV.

– Programa estimula crianças a ler praticando em fazenda de animais resgatados

Se você se perguntou se os animais são naturais do Brasil, como eu, eles são. Também conhecidos como onça-parda e saraguaçu, os animais são comuns na região dos pampas, mas cada vez mais tem sido alvo de caçadores por atacarem criações de gado e ovelha no Rio Grande do Sul e estão sob risco de extinção na regiã

“Nas regiões onde a agricultura domina o uso da terra, o puma não é mais registrado. No Norte do Rio Grande do Sul, fora do Pampa, onde estão presentes os campos com capões de araucária, a espécie é muito perseguida por predar os rebanhos de ovelha. Provavelmente o mesmo tenha acontecido no Pampa, já que é um bioma emblemático para a criação de ovinos”, diz Fábio Mazim, ecólogo especialista em carnívoros, ao G1.

– A história de afeto do cachorro que cuida dos gatinhos resgatados em abrigo

Veja o vídeo das duas fofurinhas:

Publicidade

Fotos: Divulgação/UPF


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Paulo Vieira transforma ‘recebido’ por engano em comida grátis para quem vive na rua