Inovação

Rainha Elizabeth II faz vídeo-chamada para conhecer seu mais novo retrato pintado

por: Vitor Paiva

Mandatária do mais longo reinado na história do Reino Unido e uma das pessoas mais famosas do planeta, naturalmente que a Rainha Elizabeth II é também uma das personalidades mais retratadas do planeta. Seguindo uma antiga tradição, Elizabeth já foi pintada ou fotografada por grandes artistas como Lucian Freud, Annie Leibovitz, Andy Warhol, Cecil Beaton, Dorothy Wilding e muitos mais. Por conta da pandemia do coronavírus, o processo de trabalho e principalmente de revelação do resultado da mais nova pintura da rainha teve de ser alterado – e, aos 94 anos, Elizabeth II quebrou mais um paradigma ao tomar conhecimento da versão 2020 de seu retrato através de uma vídeo-chamada.

A pintura foi realizada pela prestigiada artista espanhola Miriam Escofet, e mostra Elizabeth II trajando um vestido azul e sentada em uma cadeira dourada, com um vaso de flores e uma elegante xícara de chá em uma igualmente dourada mesinha ao seu lado. De acordo com o Foreign and Commonwealth Office (FCO), espécie de ministério das relações exteriores do Reino Unido e responsável por comissionar a feitura do retrato, a pintura representa a “contribuição de vossa majestade à diplomacia britânica” por conta da visita da monarca a mais de 100 países desde que assumiu o trono do Reino Unido, em 1952.

Acima, a video-chamada; abaixo, a artista no momento da revelação

Para a realização do quadro, a rainha posou para a artista em duas sessões, e o processo de pintura propriamente levou sete meses para ser concluído – incluindo parte do período já durante a quarentena por conta da pandemia, a qual Escofet confirma que aproveitou para se dedicar ao trabalho. “Ela é muito presente e focada no trabalho a realizar”, comentou a artista, que procurou registrar “a humanidade, a energia e a simpatia” da monarca – lembrando que a Rainha até mesmo fez uma piada sobre a ausência de chá em sua xícara.

A vídeo-chamada para a exposição do quadro finalizado foi feita diretamente para o computador real, no Castelo de Windsor, no condado de Berkshire, onde ela e o Principe Phillip encontram-se em quarentena. A Rainha demonstrou ter ficado bastante feliz com o resultado do retrato, pela primeira vez na história revelado de forma remota e virtual, e que “espera poder ver na vida real um dia”.

Publicidade

© fotos: The Royal Family/Twitter


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Noivas deslumbrantes que dispensaram os vestidos brancos – ou mesmo qualquer vestido – para seus casamentos