Fotografia

Registros estonteantes dos penteados das mulheres malgaxes no início do século 20

por: Redação Hypeness

Tranças e outros penteados de origem africana têm significados importantes em relação à ancestralidade negra, autoestima e resistência. É isso o que mostra uma série de fotografias do século 20 selecionadas pelo site “Vintage Everyday“, pelas quais é possível conhecer mais a fundo a diversidade de cortes e de arrumações de cabelo das mulheres malgaxes, nascidas na ilha de Madagascar, na costa leste da África.

De acordo com informações do site, penteados ocupam um lugar especial nas tradições dos malgaxes. Cada tipo de penteado tem a própria especificidade e significado, que variam conforme os costumes de cada grupo étnico. São obras de arte que exigem delicadeza, destreza e paciência.

– Esta thread conta a história e mostra a diversidade das tranças

Mulher magalxe

Foto dos arquivos do Museum of Fine Arts, de Boston, nos EUA / Foto: Richard

Elegantes por si só, os penteados retratados realçam as formas do rosto de cada pessoa. Com o passar do tempo e das gerações, os malgaxes também acrescentaram objetos como joias, rendas e outros elementos sofisticados disponíveis localmente.

– Documentário ‘Enraizadas’ conta a história da trança nagô como símbolo de tradição e resistência

Cada estilo de cabelo e de penteado se adapta a critérios como idade, estado civil e outras circunstâncias. Diferentes preparos capilares são feitos para celebrações familiares, rituais, dia a dia, luto. Seguidas por homens e por mulheres, as tradições são praticadas cada qual a sua maneira por crianças, adolescentes, adultos e idosos.

– Mulheres negras e latino-americanas em uma reflexão sobre êxodo urbano, memória e ancestralidade

Ainda segundo o site, a arte de trançar e elaborar outros penteados costuma ser transmitida de geração para geração de acordo com cada etnia. Dependendo do estilo de cada penteado, é possível também identificar à qual hierarquia ou função social o indivíduo faz parte.

Publicidade

Fotos 1,2,3: Richard / Foto 4: Ramahandry Studio / Foto 6: International Mission Photography Archive / Fotos 5 e 7: Dr. A. Völtzkow


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Primeira foto digital de 3.200 megapixels do mundo é captada por pesquisadores