Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Na corrida por um futuro melhor e mais verde, mais sustentável e menos agressivo contra o meio-ambiente, o tempo urge – e, nesse caso, literalmente: até pra contar o tempo podemos ser ecologicamente correto ou poluente. Para a Vollebak, empresa especializada em inovações sustentáveis para vestimentas em geral, o tempo pode ser mais verde, e pra isso criou o Garbage Watch, um relógio que, como o nome diz, é todo feito em materiais reaproveitados, utilizando o método de upcycling para reutilizar peças e eletrônicos que acabariam em lixões, como peças de computador e restos de outros relógios.
A tradução não poderia ser mais clara: relógio de lixo. O nome, no entanto, não condiz com a estética do Garbage Watch, um produto ainda em protótipo mas que já apresenta um belíssimo e simpático apecto cool, lembrando que o sustentável também é estiloso. “Hoje, a maior parte das 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico gerado anualmente é tratada como lixo normal, mas não é”, diz a empresa, em comunicado. “Na realidade, isso contém muitos dos preciosos metais do planeta, como prata, platina, cobre, níquel, cobalto, alumínio e zinco. Você encontra 7% do ouro do planeta em lixo eletrônico”.
O projeto do Garbage Watch é uma parceria entre a Vollebak e a Wallpaper Re-Made Project, e será lançado oficialmente em 2021. Segundo Steve Tidball, presidente da Vollebak, o relógio foi pensado como um dos tantos primeiros passos para inventarmos o que fazer com o que já temos a fim de combater a poluição no planeta. “Então o relógio nasceu de uma ideia simples: e se o lixo eletrônico não for lixo? E se for simplesmente um material que precisa ser retrabalhado para fazermos novas coisas?”, diz.
Tudo que se vê no relógio, portanto, era originalmente de outro produto: uma placa de um computador, um chip de um smartphone, ou cabos de uma TV – e sem perder de vista o design e a estética do produto, confirmando que nada é mais elegante do que reciclar e cuidar do planeta.
Publicidade
O designer Marko Manev criou posters minimalistas representando alguns super-heróis da Marvel. Fonte
Há 18 anos, Francisco Pérez, um construtor civil espanhol também conhecido como Paco, acabou bebendo mais do que...
Na onda de reutilizar materiais, os móveis feitos com páletes estão tomando espaço nas casas mais...
Joao Paulo Possos Ferreira , designer gráfico, 21 anos e mais de 300...
Uma casa futurista de Queensland, na Austrália, está enlouquecendo fãs da saga Star Wars. Desenhada pelo arquiteto...
Liderada por São Paulo, o Brasil tem assistido uma revolução que há muito tempo não se via por aqui. Na última...
O Hypeness foi conferir o Desafio de Design Braskem. Em sua sétima edição, o projeto propõe que jovens talentos...
Nós já falamos aqui no Hypeness sobre embalagens de Coca-Cola do Daft Punk. Essa é o segundo modelo da...
A solução é simples mas bacana, a County Comm criou uma pulseira que se adapta ao iPod nano, transformando-o em um...