Sustentabilidade

Restaurante comunitário em Brasília cria horta para abastecer sua cozinha

por: Redação Hypeness

O Restaurante Comunitário da Estrutural, em Brasília, está colhendo o que planta. Literalmente. As refeições servidas pela cozinha do lugar têm alface, pimenta, manjericão e outros alimentos que saem diretamente de uma horta cultivada no local. A iniciativa é parte do projeto Horta Sustentável, criado pelos servidores que trabalham ali.  

Compostagem: o que você não deve colocar (nunca!) na sua composteira

Voluntários e empresas de fornecimento ajudam a causa, que também conta com o apoio das Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF). O suporte vem em forma de capacitação para os servidores e também em forma de mudas doadas. 

Lei autoriza restaurantes a doarem refeições não vendidas para evitar desperdício

Já o espaço para o cultivo fica na parte externa do restaurante comunitário. Ao todo, são oito hortinhas que dão frutos para serem usados nas refeições servidas. Quando há excedente na produção, o material é usado para promover encontros educativos com a população ao redor. 

O projeto também utiliza de cascas e restos de outros alimentos para produzir adubo para as plantações. Um ciclo que é aproveitado até a última folha. 

Curso gratuito ensina a fazer sua horta orgânica em casa

Publicidade

Foto: Agência Brasília


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
A mandioca, gostosa e versátil, faz bem à saúde e foi até o ‘alimento do século’