Tecnologia

São Paulo lança RG digital com QR code e que pode ser baixado no celular

por: Yuri Ferreira

No Diário Oficial do Estado de São Paulo da última terça-feira, o governo estadual paulista anunciou o RG Digital. A versão digital da carteira de identidade não vai substituir o documento físico, mas pode ser uma agilidade na mão do cidadão e reduzir custos de remissão do RG. Você já pode baixar o aplicativo RG Digital SP na App Store e na Play Store.

A novidade está disponível para todos os cidadãos paulistas que emitiram suas carteiras de identidade a partir do dia 4 de fevereiro de 2014. Isso porque foi a partir dessa data que um código QR foi colocado na parte interna do RG, bem como a sua incorporação em um banco de dados oficial que unifica as informações biométricas da população. Segundo informações da Polícia Civil, 95% da população de São Paulo já tem o RG com QR Code.

– Direção perigosa: Por que ampliar a validade da CNH no Brasil é problemático

Novo RG digital será válido em todo território nacional e promete agilizar processos

O processo para conseguir RG digital é um pouco burocrático, mas é uma maneira de garantir segurança para o novo documento, que vai ter validade em todo território brasileiro. Para conseguir o seu RG digital, é só seguir esses passos:

– Biblioteca Digital Mundial reúne acervo de 8 mil a.C. até os dias atuais

Com a cédula física de identidade em mãos, baixe o aplicativo RG Digital SP. Selecione o botão “Adicionar RG” e escaneie o código QR que está no verso do RG, ou seja, vai ter que tirar do plástico!. Siga as instruções do app para escanear o código. Depois, você será redirecionado a uma prova de vida, em que você enviará uma imagem sua e a biometria verificará se é você mesmo.

– Maior arquivo do Holocausto com 30 milhões de documentos agora está disponível online para todos

O aplicativo só pode ser utilizado em um dispositivo ao mesmo tempo, para maior segurança do cidadão. O RG virtual não substituirá a necessidade de emissão do RG físico, “contudo agilizará processos”, afirma o governo do estado.

Publicidade

Fotos: Divulgação/SSP


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Encruzilhada: humanidade caminha para mais profunda guinada tecnológica da história