Debate

Sikêra Jr. é condenado por transfobia contra modelo trans: ‘Raça desgraçada’

por: Redação Hypeness

Conhecido como o “apresentador dos Bolsonaros”, Sikêra Jr., da RedeTV, foi condenado a pagar R$ 30 mil de indenização para a modelo transexual Viviany Beleboni. Ele associou, de maneira errônea, a imagem de Beleboni a um crime cometido cometido por um casal de mulheres lésbicas.

“Isto é um ‘lixo’, uma ‘bosta’, uma ‘raça desgraçada’”, afirmou o apresentador. Posteriormente ele defendeu-se no processo dizendo que em momento algum quis compará-la às assassinas e que “apenas emitiu opinião sobre movimentos que, como a Parada Gay e seus adeptos, tratam com chacota os símbolos do cristianismo”, afirmou. 

– Jovem estuprada no Cafe de la Musique expõe manipulação de fotos feita por defesa de acusado

O apresentador Sikêra Jr., da RedeTV

Sikêra fez referência ao episódio que tornou Viviany famosa, quando, em 2015, ela representou Jesus Cristo crucificado em uma encenação durante a Parada do Orgulho LGBT.

– Jornalista que ancorou o ‘Jornal Nacional’ diz que foi demitida após denunciar assédio de chefe

Em sua decisão, o juiz Sidney da Silva Braga afirmou que ficou demonstrado que Sikêra se utilizou da transexualidade e da imagem da modelo para associá-la à prática de um crime.

Viviany Beleboni durante a Parada do Orgulho LGBT de 2015

– Comentarista da CNN se demite de programa por ser interrompida por homens e desabafa

“O fato de a autora ser artista reconhecida não autoriza que possa ter sua imagem exposta sem autorização e ser chamada de ‘raça desgraçada’ em contexto de crítica à prática de um crime que com ela não tem qualquer relação”, disse na sentença.

O magistrado determinou, além da indenização, que a imagem da modelo seja retirada da reportagem de Sikêra sobre o sobre o crime, postada no youtube. Cabe recurso à decisão.

Publicidade

Fotos: Reprodução / Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Transar com uma mulher de cada país’: o machismo do jovem que se diz parça de Neymar