Sustentabilidade

Sua rotina de beleza pode estar matando tubarões; entenda

por: Redação Hypeness

Quase três milhões de tubarões são mortos todos os anos e a culpa disso está, em boa parte, em maquiagens comuns usados no dia a dia. Sim, a sua rotina de beleza pode ser responsável pela morte de um número imenso desses animais tão admirados pela beleza e pela força. 

Makes, glitter e acessórios para arrasar sem poluir neste Carnaval

Indústria de cosméticos está por trás da caça de tubarões por conta do esqualeno.

Tubarões são uma fonte barata de esqualeno, um composto orgânico que ajuda a hidratar a pele. Ele é produzido naturalmente pelo corpo, mas muitas empresas de cosméticos usam a substância em produtos como batom, protetor solar, sombra, base e cremes anti-idade. 

Os animais não são os únicos meios para se conseguir o composto, mas extraí-lo de leveduras, azeitonas, farelo de arroz ou cana de açúcar é um processo muito mais caro do que retirá-lo do predador marinho. 

5 produtos usados dentro de casa que estão destruindo o meio ambiente

Organizações ambientais manifestam preocupação com o futuro dos animais.

A preocupação com os tubarões tem aumentado cada vez mais por conta da diminuição da população de algumas espécies do animal, que costuma se reproduzir muito pouco se comparado a outros animais. 

Organizações não governamentais focadas em meio ambiente, como a WWF ou a Shark Allies, tem tentado trabalhar para frear esse tipo de exploração enquanto há tempo. Apesar de fortes e temidos — como visto na clássica franquia “Tubarão”, de Steven Spielberg — os tubarões correm risco e a culpa é de todos nós.

Avon não vai mais testar produtos em animais; decisão afeta produção global

Forma mais barata de se conseguir esqualeno para cosméticos está nos tubarões.

Publicidade

Foto 1: Unsplash e Getty Images / Foto 2: Getty Images / Foto 3: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Líder indígena Ailton Krenak é eleito intelectual do ano na era das mentiras que destroem o meio ambiente