Debate

Talassofobia: reação a fotos pode revelar se você tem ‘medo do mar’

Redação Hypeness - 11/08/2020 | Atualizada em - 16/09/2021

Para além das fobias mais comuns como o medo de altura, de animais peçonhentos, do escuro ou mesmo da morte, a verdade é que existem pavores até mesmo diante de verdadeiras maravilhas da natureza – como, por exemplo, o mar. Para toda fobia existe um nome, e o medo do fundo do mar se chama talassofobia. A palavra vem do grego thalassa (“mar”) e phobos (“medo”) e designa aquela pessoa que tem aflição do que quer que aconteça no mundo submerso dos oceanos. Pode em princípio não parecer uma angústia popular, mas não é preciso muito esforço para compreender que a imensidão do oceano cause medo em alguém – e se você já ficou aflito ao mergulhar e imaginar o que pode existir sob seus pés, você talvez seja acometido por esse medo

mar

O mar e seus mistérios são responsáveis por um medo conhecido como talassofobia

Mergulhador no mar

A profundeza é parte determinante da fobia do mar

-Artista belga retrata fobias incomuns através de colagens perturbadoras

Trata-se de uma fobia diferente da aquafobia, que se explica essencialmente pelo medo de água, e costuma se referir justamente à imensidão e à escuridão, ao desconhecido e à vastidão da vida marinha e do próprio oceano, que “esconde” uma infinitude de seres e caminhos – que provoca verdadeiro pavor no talassofóbico. Ainda que se resuma ao medo do mar, a talassofobia é um transtorno de ansiedade, que costuma ser sintoma de temas e temores anteriores, ou mesmo parte de um quadro psicológico maior: não é incomum que o medo do oceano venha de experiências traumáticas prévias ocorridas em mares ou piscinas, ou mesmo que a fobia se desenvolva por conta de relatos assustadores ou pela observação de outros talassofóbicos. 

Fundo do mar

O medo do mar costuma também ter a ver com a variedade da vida marinha

mar

Imaginar a si mesmo nas águas costuma ser o suficiente para disparar o medo nos talassofóbicos

tempestade no mar

As tormentas e tempestades que ocorrem no mar podem ampliar a fobia de quem tem medo

-Empresa usa Realidade Virtual para tratar pânicos e fobias

Em casos comuns, os sintomas costumam ser os mesmos dos quadros gerais de ansiedade, como taquicardia, sudorese intensa, respiração ofegante o impulso de se afastar do mar e mesmo da praia. Em casos mais graves, a talassofobia pode se desdobrar em ataques intensos de pânico, causando hiperventilação, náusea, tremores e mais – algumas pessoas não precisam sequer estar diante do mar para sentir os primeiros sintomas, podendo apressar seu incômodo diante de uma simples foto mostrando as águas, os animais e a dimensão dos oceanos.

baleia no mar

A dimensão dos oceanos e mesmo dos animais marinhos são também gatilhos para a fobia

Um mergulhador explorando as profundezas do oceano

Um mergulhador explorando as profundezas do oceano

baleia no mar

O que para a maioria é a imagem de um paraíso, para os fóbicos é o início de um pesadelo

-Quase 100% das nossas preocupações não se concretizam, diz estudo

As próximas fotos vão te ajudar a refletir sobre o assunto. Se elas te causarem angústia, talvez você sofra de algum nível de fobia do mar –  de sua vastidão, suas profundezas, de animais desconhecidos que o habitam, e tanto mais. Se você se enquadrar em tais sintomas, não se desespere: na vasta maioria dos casos, o investimento em uma boa terapia é suficiente para aplacar a fobia, e quem sabe permitir um futuro mergulho – de todo modo, a consulta a profissionais é sempre fundamental antes de qualquer conclusão.

E aí? Você é um talassofóbico?

Baleias no fundo do mar

A talassofobia pode causar sintomas similares a uma crise de ansiedade

-Jovem conta como é saltar de um avião quando se tem pânico de alturas

baleia e barco no mar

Os quadros mais graves de talassofobia podem ser disparados com somente uma imagem oceânica

buraco no fundo do oceano

O oceano resguarda mistérios e vida em dimensão infinita

Publicidade

© Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.