Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O telescópio Hubble, da NASA, captou uma nova foto do verão no hemisfério norte de Saturno, cheia de detalhes. Registrada no último dia 4 de julho, a imagem retrata o momento em que o planeta estava a 839 milhões de milhas da Terra, segundo comunicado do site da agência espacial norte-americana.
De acordo com a NASA, o telescópio encontrou uma série de pequenas tempestades atmosféricas e ligeiras variações de cor — em relação a observações captadas pelo equipamento em 2019 — nas faixas características do astro. Além dos anéis, as tonalidades marrons-amareladas que popularizaram Saturno são efeito da atmosfera majoritariamente composta por hidrogênio e hélio, com traços de amônia, metano, vapor de água e hidrocarbonetos.
– Astrônomos usam mosaico para construir foto impressionante de Júpiter
Hubble, que completou 30 anos de lançamento ao espaço em abril deste ano, também fotografou uma leve neblina avermelhada no hemisfério norte saturniano. O fenômeno pode ter sido causado pelo aumento de incidência de luz solar, que pode ter modificado a circulação atmosférica ou, talvez, removido gelo de aerossóis.
– Hubble encontra planeta com água em estado líquido
Outra teoria para explicar a tal ocorrência aponta para a possibilidade do aumento da luz solar estar alterando a quantidade de névoa fotoquímica, formada por átomos e moléculas capazes de interagir com a luz. “É incrível como, mesmo em poucos anos, estamos vendo mudanças sazonais em Saturno”, conta a pesquisadora Amy Simon, do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA, localizado na cidade de Greenbelt, no estado norte-americano de Maryland.
De outro ângulo, o agora visível polo sul saturniano apresenta um tom de azul, refletindo mudanças também no hemisfério onde é inverno no planeta.
– Hubble mapeia astros e estrelas de galáxias vizinhas à Via Láctea
Na nova fotografia, também é possível observar duas das luas de Saturno: Mimas, à direita, e Encélado, na parte inferior.
A imagem foi feita como parte do projeto Outer Planets Atmospheres Legacy (OPAL ou Legado de Atmosferas de Planetas Externos, em tradução livre), criado para ajudar cientistas a entender a dinâmica atmosférica e a evolução dos planetas gigantes de gás do nosso sistema solar.
Publicidade
Dentre todos os retrocessos que o atual governo federal vem cometendo, nenhum é mais grave e empurra com mais...
Falta de atenção, dificuldade para focar em questões específicas, demora para processar informações e reagir: de...
Na noite da última segunda-feira (3), 13 câmeras em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais...
A evolução das espécies se dá como uma infinita corrente de formas subsequentes, havendo sempre novos pontos de...
Uma ilusão sonora de 2018 voltou a viralizar na internet nas últimas semanas graças a uma publicação no TikTok. Um...
Desde o começo da pandemia do coronavírus, você já deve ter ouvido alguém comentar sobre dor nos dentes. Aliás,...
Descoberto em 2013 orbitando uma estrela similar ao sol, o planeta GJ 504b foi pela primeira vez registrado em uma...
A cerveja pode ser extremamente importante em determinadas sociedades, não pelo aspecto recreativo - mas, sobretudo...
Passado o período de festas e aquela correria clássica que costuma ser igual todos os anos, conseguimos finalmente...