Ciência

Telescópio Hubble capta imagem do verão de Saturno incrivelmente nítida

por: Redação Hypeness

O telescópio Hubble, da NASA, captou uma nova foto do verão no hemisfério norte de Saturno, cheia de detalhes. Registrada no último dia 4 de julho, a imagem retrata o momento em que o planeta estava a 839 milhões de milhas da Terra, segundo comunicado do site da agência espacial norte-americana.

De acordo com a NASA, o telescópio encontrou uma série de pequenas tempestades atmosféricas e ligeiras variações de cor — em relação a observações captadas pelo equipamento em 2019 — nas faixas características do astro. Além dos anéis, as tonalidades marrons-amareladas que popularizaram Saturno são efeito da atmosfera majoritariamente composta por hidrogênio e hélio, com traços de amônia, metano, vapor de água e hidrocarbonetos.

– Astrônomos usam mosaico para construir foto impressionante de Júpiter

Hubble, que completou 30 anos de lançamento ao espaço em abril deste ano, também fotografou uma leve neblina avermelhada no hemisfério norte saturniano. O fenômeno pode ter sido causado pelo aumento de incidência de luz solar, que pode ter modificado a circulação atmosférica ou, talvez, removido gelo de aerossóis.

– Hubble encontra planeta com água em estado líquido

Outra teoria para explicar a tal ocorrência aponta para a possibilidade do aumento da luz solar estar alterando a quantidade de névoa fotoquímica, formada por átomos e moléculas capazes de interagir com a luz. “É incrível como, mesmo em poucos anos, estamos vendo mudanças sazonais em Saturno”, conta a pesquisadora Amy Simon, do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA, localizado na cidade de Greenbelt, no estado norte-americano de Maryland.

De outro ângulo, o agora visível polo sul saturniano apresenta um tom de azul, refletindo mudanças também no hemisfério onde é inverno no planeta.

– Hubble mapeia astros e estrelas de galáxias vizinhas à Via Láctea

Na nova fotografia, também é possível observar duas das luas de Saturno: Mimas, à direita, e Encélado, na parte inferior.

A imagem foi feita como parte do projeto Outer Planets Atmospheres Legacy (OPAL ou Legado de Atmosferas de Planetas Externos, em tradução livre), criado para ajudar cientistas a entender a dinâmica atmosférica e a evolução dos planetas gigantes de gás do nosso sistema solar.

Publicidade

Fotos: Hubble Space Telescope/NASA


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV