Ciência

Unidade UFO do Pentágono anuncia a publicação de mapeamentos secretos

por: Vitor Paiva

Por muitos anos o programa de investigação de Objetos Voadores Não Identificados do governo dos EUA, ligado ao Pentágono, foi tratado como algo tão misterioso quando os próprios OVNIs que investigavam – algo que ninguém tinha certeza sequer de sua existência. Agora, no entanto, não só foi confirmado através de um relatório do senado que o programa existe, intitulado Unidentified Aerial Phenomenon Task Force (Força Tarefa de Fenômenos Aéreos não-identificados, em tradução livre), atualmente dentro do Escritório de Inteligência Naval do país, como de que irá revelar algumas de suas descobertas, registros e encontros entre naves civis e militares e outros eventos aéreos cuja a procedência não pode ser identificada.

Uma das imagens reveladas recentemente pelo governo dos EUA © NAVY

Segundo o relatório, o programa funciona com fim de “coletar, padronizar e reportar” aparições de veículos aéreos, e que nos próximos meses alguns desses registros serão postos a público, após passarem por uma inspeção e autorização do serviço de inteligência. Vale lembrar que, por mais que o imaginário coletivo trate o tema sempre do ponto de vista de possíveis visitas alienígenas, uma aeronave não identificada é literalmente o que o nome diz: um objeto voador cuja a procedência não é conhecida. Na maior parte dos casos o enfoque do programa busca encontrar indícios de espionagem, uso de tecnologia ou possíveis invasões por outros países ao espaço aéreo dos EUA.

Cena do filme “Contatos Imediatos de Terceiro Grau” © reprodução

Em 2017 o New York Times revelou a existência de um programa anterior, intitulado Advanced Aerospace Threat Identification Program (Programa Avançado de Identificação de Ameaça Aeroespacial, em tradução livre) ligado ao departamento de defesa, que funcionava desde 2007 com um orçamento de de 22 milhões de dólares. Especula-se que muitos materiais desconhecidos teriam sido coletados pelo programa, mas não há nenhuma comprovação científica ou revelação de indícios mais concretos sobre a presença de matérias ou vidas alienígenas confirmadas na Terra. De todo, as informações a serem reveladas podem ao menos apontar para o quanto de fato sabemos sobre tema tão impactante – e, até pouco tempo atrás, tão secreto.

O Pentágono, em Washington, nos EUA © Wikimedia Commons

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cientistas brasileiros saem na frente em estudos sobre uso de drogas psicodélicas contra depressão