Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Nada supera o impacto de estar presencialmente diante de uma obra-prima de uma dos raros gênios da pintura – como foi o grande artista estadunidense Jean-Michel Basquiat, nome verdadeiramente revolucionário na cena das artes plásticas e da arte de rua dos anos 1980, que faleceu aos 27 anos para se tornar um dos mais emblemáticos artistas de todos os tempos. Ver de perto um Basquiat é experiência que todos devem almejar, mas quando uma pandemia nos impede até mesmo de sonhar em se aproximar de um de seus quadros, a solução virtual é uma excelente opção – até por ser nossa única. É isso que a Fundação Brant, nos EUA, decidiu oferecer ao público diante do cenário de isolamento e quarentena atual: uma imersiva exposição virtual com 70 obras de Jean-Michel Basquiat.
O pintor estadunidense Jean-Michel Basquiat © Getty Images
Trata-se de uma versão virtual de uma exposição recebida pela fundação entre os meses de março e maio do ano passado na cidade de Nova York, e a versão virtual permite ao usuário “caminhar” pelos quatro andares da exibição sem levantar de seu sofá. Alguns dos mais emblemáticos trabalhos de Basquiat encontram-se na exposição, reunindo 70 obras dos mais de 1000 quadros e 2000 mil desenhos que o artista produziu até falecer em 1988.
© Estate of Jean-Michel Basquiat/Artestar New York/ The Brant Foundation
“Foi uma honra reunir tantas obras de Basquiat para nossa exposição de 2019”, disse comunicado oficial da fundação. “Esse passeio virtual é uma extensão da exposição, tornando acessíveis as obras impactantes do artista para um público ainda mais amplo. Esperamos que ao lançar essa iniciativa possamos ajudar a aumentar o diálogo sobre a obra de Basquiat, suas inspirações e os comentários políticos e sociais presentes em seu trabalho”.
© Estate of Jean-Michel Basquiat/Artestar New York/ The Brant Foundation
A “janela” para o passeio virtual pela exposição está disponível no site da Fundação Brant, permite conhecer não só os quadros como o próprio local, um belo prédio localizado no East Village, em Manhattan – um dos diversos endereços da fundação em Nova York. “A complexa obra de Basquiat o estabeleceu como um dos mais importantes inovadores da arte moderna, mesmo trinta anos após sua morte”, diz o comunicado.
© Estate of Jean-Michel Basquiat/Artestar New York/ The Brant Foundation
“Diversas retrospectivas recentes iluminaram seu estilo radical, sublinhando suas contribuições interdisciplinares para a música, a poesia, a performance e a arte, estabelecendo Basquiat como um dos mais vanguardistas artistas de sua geração, cujo complexo engajamento com questões sociais e políticas o tornam mais relevante do que nunca”.
© Estate of Jean-Michel Basquiat/Artestar New York/ The Brant Foundation
A exposição Jean-Michel Basquiat da Fundanção Brant pode ser visitada aqui.
Publicidade
O fotógrafo Mark Bramley passou dois dias em Tóquio tirando mais de 10.000 fotos com uma Canon 5D MKII. O resultado...
A divina Elizeth Cardoso (1920-1990) era uma mulher à frente de seu tempo. A frase soa clichê, mas nada era clichê...
A vida de João Gilberto deve ser celebrada, pois sua morte leva embora algo de imenso sobre o Brasil - e nos deixa...
O Lollapalooza 2020 está chegando. Nos dia 3, 4 e 5 de abril desse ano, o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, vai...
Depois de um longo hiato, os Tribalistas finalmente estão de volta. Nesta quinta (10), o trio, formado por Marisa...
Projeto fotográfico de Nir Adar, que fotografa bolas de comida.
A experiência de ir hoje em dia ao Museu do Louvre, em Paris, e observar a Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, é tão...
Lola era a companhia perfeita para o mocinho sensível com alguns problemas emocionais. Bonita, bem vestida e com cara...
Se você, mulher, acha que sabe pintar suas unhas, é melhor pensar de novo. Se você não exagerar, pode ficar um...