Arte

Veja obras de Jean-Michel Basquiat de perto nesta exposição online gratuita

por: Vitor Paiva

Nada supera o impacto de estar presencialmente diante de uma obra-prima de uma dos raros gênios da pintura – como foi o grande artista estadunidense Jean-Michel Basquiat, nome verdadeiramente revolucionário na cena das artes plásticas e da arte de rua dos anos 1980, que faleceu aos 27 anos para se tornar um dos mais emblemáticos artistas de todos os tempos. Ver de perto um Basquiat é experiência que todos devem almejar, mas quando uma pandemia nos impede até mesmo de sonhar em se aproximar de um de seus quadros, a solução virtual é uma excelente opção – até por ser nossa única. É isso que a Fundação Brant, nos EUA, decidiu oferecer ao público diante do cenário de isolamento e quarentena atual: uma imersiva exposição virtual com 70 obras de Jean-Michel Basquiat.

O pintor estadunidense Jean-Michel Basquiat © Getty Images

Trata-se de uma versão virtual de uma exposição recebida pela fundação entre os meses de março e maio do ano passado na cidade de Nova York, e a versão virtual permite ao usuário “caminhar” pelos quatro andares da exibição sem levantar de seu sofá. Alguns dos mais emblemáticos trabalhos de Basquiat encontram-se na exposição, reunindo 70 obras dos mais de 1000 quadros e 2000 mil desenhos que o artista produziu até falecer em 1988.

© Estate of Jean-Michel Basquiat/Artestar New York/ The Brant Foundation

“Foi uma honra reunir tantas obras de Basquiat para nossa exposição de 2019”, disse comunicado oficial da fundação. “Esse passeio virtual é uma extensão da exposição, tornando acessíveis as obras impactantes do artista para um público ainda mais amplo. Esperamos que ao lançar essa iniciativa possamos ajudar a aumentar o diálogo sobre a obra de Basquiat, suas inspirações e os comentários políticos e sociais presentes em seu trabalho”.

© Estate of Jean-Michel Basquiat/Artestar New York/ The Brant Foundation

A “janela” para o passeio virtual pela exposição está disponível no site da Fundação Brant, permite conhecer não só os quadros como o próprio local, um belo prédio localizado no East Village, em Manhattan – um dos diversos endereços da fundação em Nova York. “A complexa obra de Basquiat o estabeleceu como um dos mais importantes inovadores da arte moderna, mesmo trinta anos após sua morte”, diz o comunicado.

© Estate of Jean-Michel Basquiat/Artestar New York/ The Brant Foundation

“Diversas retrospectivas recentes iluminaram seu estilo radical, sublinhando suas contribuições interdisciplinares para a música, a poesia, a performance e a arte, estabelecendo Basquiat como um dos mais vanguardistas artistas de sua geração, cujo complexo engajamento com questões sociais e políticas o tornam mais relevante do que nunca”.

© Estate of Jean-Michel Basquiat/Artestar New York/ The Brant Foundation

A exposição Jean-Michel Basquiat da Fundanção Brant pode ser visitada aqui.

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Mafalda’ perde seu criador, Quino, aos 88 anos; relembre importância de cartunista