Ciência

Vídeo mostra aterrissagem histórica de astronautas da NASA após 2 meses na Estação Espacial

por: Yuri Ferreira

A missão dos astronautas da NASA em um módulo da SpaceX, empresa privada de colonização espacial liderada pelo bilionário Elon Musk, foi um sucesso. A aterrizagem, considerada parte mais delicada depois do lançamento dos foguetes, ocorreu de maneira muito bem sucedida na costa da Flórida, no último domingo, e pode representar um dos maiores avanços para uma provável exploração comercial das viagens para o espaço na história recente.

Os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley foram resgatados pelo navio GoNavigator e conseguiram voltar tranquilos para a terra após 64 dias na Estação Espacial Internacional (ISS). Segundo especialistas, esse é um grande avanço na nova corrida espacial, que agora tem como principal concorrente a China.

– Tom Cruise trabalha com Nasa e Elon Musk para filmar 1º longa no espaço

NASA conseguiu resgatar com segurança o módulo da SpaceX enviado para a ISS

“Com esta missão, os EUA recuperam a autoestima, promovem sua indústria aeronáutica e abrem as portas para uma nova era de colaboração privada em uma corrida espacial cada vez mais ambiciosa, como demonstram as recentes missões a Marte, especialmente a norte-americana e a chinesa”, explica Alberto Santiesteban, engenheiro aeroespacial de uma parceira da Agência Espacial Europeia (ESA), ao El País.

Confira o vídeo do momento em que os astronautas chegaram na Terra:

Hurley agradeceu à oportunidade e postou uma foto junto do ex-presidente Barack Obama, comemorando a conquista (e dando uma cutucada em Donald Trump). Behnken também twittou agradecendo a oportunidade e comemorando o sucesso da missão, que é a primeira do contrato bilionário de Elon Musk com a NASA. Serão mais 6 missões privadas da SpaceX ao espaço sideral.

– NASA diz que homem voltará a pisar na Lua em menos de 5 anos

“Eu estou extremamente feliz de ter sido uma pequena parte do grande feito que a NASA e a SpaceX acabaram de realizar. Enviar humanos ao espaço e trazê-los de volta de maneira segura é uma marca incrível para nossos avanços técnicos. Nós conseguimos!”, afirmou Behnken em suas redes sociais.

Publicidade

Fotos: Nasa/Bill Ingalls


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Luas de Marte serão fotografadas com câmeras de 8k de definição