Inspiração

Viola Davis declara ‘ser dona da própria história’ com foto de casa onde nasceu; local é antiga fazenda de escravizados

por: Redação Hypeness

Atriz premiada, Viola Davis completou 55 anos de vida no último dia 11 de agosto. Para comemorar a data nas redes sociais, a artista publicou uma foto da casa onde nasceu, no estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, com uma legenda sobre finalmente se sentir totalmente dona da própria história. Viola se tornou importante voz sobre equidade de direitos para pessoas negras dentro da indústria do entretenimento.

Como esclarece a matéria da “CNN“, o post da protagonista da série “How To Get Away With Murder” foi interpretado por grandes veículos de imprensa como um anúncio de que Viola havia se tornado dona da casa. Mas, em seguida, a atriz explicou nos comentários da foto que, na verdade, havia se tornado possuidora da própria história, não da residência.

– Viola Davis exige igualdade salarial em crítica contundente ao racismo: ‘Meryl Streep negra’

“Esta é a casa onde eu nasci, em 11 de agosto de 1965. É o local de nascimento da minha história. Hoje, no 55º ano da minha vida… Eu sou dona dela [da minha história]… Dela inteira”, escreveu Viola. Ao fim, a também produtora norte-americana adicionou um provérbio dos Cherokees, um dos povos nativos dos EUA: “Que você viva o bastante para saber por que nasceu.”

– Viola Davis posta exigindo justiça pelo assassinato do adolescente João Pedro

Em entrevista ao diretor editorial das revistas “People” e “Entertainment Weekly”, Jess Cagle, em 2016, Viola contou que não permaneceu muito tempo na casa depois de nascer, mas que sabia um pouco da história da fazenda. “Li o relato de um escravo que estava naquela plantação, e foi horrível. 160 acres de terra, e meu avô era meeiro [quem planta nas terras do dono e o paga com uma parcela do que colhe]”, disse.

Viola Davis como Annalise Keating, da série 'How To Get Away With Murder'

Viola Davis caracterizada como Annalise Keating, protagonista da série ‘How To Get Away With Murder’

A estrela também contou que a maioria de seus tios e primos eram agricultores, porque esse era o “único emprego disponível para eles”. Mesmo simples, sem água corrente e sem banheiro interno, a casa era especial para Viola por conta do amor presente dentro do lar de sua família.

“A casa da minha avó era uma cabana de um cômodo”, continuou na entrevista. “Tenho uma foto de lá no meu telefone porque acho uma linda foto.”

– Viola Davis critica Hollywood por ter cogitado Julia Roberts para papel de abolicionista negra

Em 2019, Viola palestrou na formatura de alunos da Barnard College, em Nova York, e disse à turma de formandos que, mesmo que suas experiências fossem traumáticas, eles não deveriam esquecê-las. “História não é o passado, é o presente. Nós carregamos a História em nós. Nós somos a nossa história.”

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ambev quer ajudar 2,5 milhões de brasileiros a reduzirem o consumo excessivo de álcool