Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Após o anúncio da nova nota de R$ 200, usuários do Twitter elaboraram montagens de animais que poderiam ilustrar a cédula, e um dos favoritos foi o vira-lata caramelo. Mesmo não tendo sido escolhido pelo Banco Central para cumprir a função — que foi delegada ao lobo-guará —, o bichinho é considerado um símbolo do país e tem imagens amplamente compartilhadas pela internet. Uma das mais famosas, inclusive, foi a da cadela Pipi, a protagonista de uma das mais curtidas manipulações da nova nota.
O que muitos não sabem é que a popular foto da cachorrinha não traz uma história feliz. Como conta o site “GaúchaZH“, Pipi fazia parte da família da gestora de recursos humanos Vanessa Brunetta, de 38 anos, residente da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Em 2015, a cadela conseguiu se desvencilhar da guia e fugiu durante um passeio no Parque da Redenção, destino popular de lazer na região.
– Por que o vira-lata caramelo é o maior (e melhor) símbolo do Brasil
Petição para o vira lata caramelo ser o modelo da nota de 200 pic.twitter.com/aV5Thr9TfE
— ª (@melojpedroa) July 29, 2020
“Durante cerca de um ano foi feita uma campanha para tentar localizar ela. Essa foto que aparece agora em tudo que é lugar estava nos cartazes que mandamos fazer para tentar encontrar a Pipi. Só que há cerca de dois anos, alguém pegou essa foto e fez um meme”, diz Vanessa, em entrevista ao portal de notícias.
– Vira-lata é alvo de preconceito, dá a volta por cima e vira estrela de campanha
“Inicialmente, quando a gente vê a foto, não é uma coisa que nos faz feliz. Foi um momento difícil para todos”, continua a gaúcha. “Existem milhões de cachorros caramelos no mundo, mas essa era minha. Então, quando você vir essa foto, não pense em um cachorro de rua, aquele que dormia na calçada. Não, essa dormia na minha cama e era minha filha.”
Nota de 200 deveria ter a imagem de um animal querido tipo vira lata caramelo pic.twitter.com/xkvk7reKPl
— luscas (@qluscas) July 29, 2020
Apesar de muitas buscas e da massiva divulgação local de imagens de Pipi, a vira-lata caramelo não foi encontrada por Vanessa. Segundo a dona, cerca de 17 cachorrinhas idênticas à vira-lata chegaram ao conhecimento da família, mas nenhuma delas era o verdadeiro animal de estimação da porto-alegrense.
Segundo o Banco Central — que até analisou uma petição com mais de 140 mil assinaturas para que o símbolo da nota de R$ 2oo fosse um vira-lata caramelo —, a nova cédula do lobo-guará deve entrar em circulação no final de agosto de 2020.
Publicidade
Na seleção anterior, vimos excelentes exemplos de como podemos fazer campanhas memoráveis fugindo totalmente das...
Olhar a geladeira alheia é como ver pela fechadura de um quarto: um espaço íntimo, pessoal, que revela muito sobre a...
Com o avanço incessante da tecnologia, eu diria que atualmente, nosso limite é a imaginação. Ao invés de somente...
Se durante a pandemia tornou-se impossível conhecer o mundo de fato e visitar outras casas, o site Window Swap oferece...
O SMS avisa que você ganhou um carro – bom demais pra ser verdade. Do outro lado da linha, alguém tenta vender um...
Um pedido de casamento em rede nacional bombou na TV e na internet nessa última semana: Vitor Malacrida, um biólgo,...
Entre as várias características peculiares, Donald Trump chama atenção por ser um presidente fortemente...
Felizmente, nossas vidas estão cheias de momentos especiais – o dia do casamento do nosso melhor amigo, a entrada na...
A conexão pode nos proporcionar surpresas muito mais incríveis do que podemos imaginar: encontros inesperados, novos...