Inspiração

Vovó da etnia Navajo de 96 anos viraliza com seus bordados no TikTok

por: Redação Hypeness

A arte com miçangas está enraizada na cultura da etnia Navajo, povo indígena da América do Norte. O conhecimento de como produzir artigos — como brincos, pulseiras e cordões — com as bolinhas tem sido passado de geração em geração ao longo dos séculos. Dona Annette Bilagody, de 96 anos, aprendeu a arte desde pequena. Moradora de Tuba City, no estado americano do Arizona, ela agora vê suas obras ganharam a internet graças a um empurrãozinho da neta, Attiya Bennet, que passou a divulgar os produtos da avó no TikTok (@teebeez) e no Instagram.  

Mãe não conseguia vender seu artesanato na feira; então o filho pediu ajuda da internet e olha o resultado

A primeira publicação anunciando os produtos criados por Annette fez o lote se esgotar em questão de meia hora. Na segunda postagem, avó e neta conseguiram arrecadar mil dólares. O valor deixou a vovó incrédula: aquele montante era mais do que ela havia conseguido em toda a sua vida através da venda de sua arte. 

Normalmente eu consigo um pouco de dinheiro aqui e outro ali quando vendo minhas coisas. Obrigada a todos aqueles que compraram minhas jóias. Que elas te fortaleçam!”, conta.

15 artistas que, usando a criatividade e a tecnologia, provam que na arte nem o céu é um limite

O primeiro investimento feito pela vovó com o dinheiro conseguido na internet foi em… Um balde de frango da rede de fast food KFC. O que sobrou, ela incluiu em sua poupança.

Tanto Bilagody quanto a neta estão orgulhosas de poderem mostrar a arte da etnia Navajo para o mundo pela internet. As bijuterias de miçanga estão à venda no site criado para promover o trabalho de Annette.  

O apartamento aconchegante e cheio de plantas de uma mãe artesã em Curitiba

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

Publicidade

Fotos: Instagram/@teebeebeads


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Emicida é estrela de ação de incentivo ao trabalho voluntário no Brasil