Em tempos de notícias pouco animadoras sobre o meio-ambiente, uma novidade positiva. Equipes de pesquisa da Charles Darwin Foundation, em parceria com o Parque Nacional de Galápagos e o Fundo de Exploração Oceânica, descobriram 30 novas espécies marinhas nas profundezas do arquipélago do Pacífico. Entre elas, há dez novos tipos de corais, 11 de esponjas, além de lagostas e estrela do mar.
– 25 fotos de novas espécies descobertas pelos cientistas em 2019

Os cientistas também encontraram mais quatro tipos de corais conhecidos como leques do mar. Um deles é o primeiro coral mole encontrado na região do Pacífico oriental tropical. A expedição, que durou dez dias em um navio de 64 metros, explorou montanhas submarinas de mais de três mil metros. Até agora, essas formações rochosas subaquáticas haviam sido pouco exploradas.
– 21 animais que você não imaginava que existiam de verdade
“As muitas descobertas feitas nesta expedição mostram a importância da exploração do fundo do mar para desenvolver uma melhor compreensão de nossos oceanos”, celebrou a cientista-chefe da expedição, dra. Nicole Raineault, em uma nota enviada à imprensa.
Parte da equipe envolvida na pesquisa trabalhou de casa. Graças a aparatos tecnológicos, foi possível acompanhar os mergulhos e se comunicar, mesmo à distância, com a tripulação que estava à bordo do navio.
“Os cientistas que estudam o vídeo, os dados e as amostras resultantes fazem um número surpreendente de descobertas, lembrando-nos o quão pouco sabemos sobre o fundo do mar”, completou.
– Plataforma incentiva pessoas comuns a contar o que fazem para ajudar a preservar o meio ambiente e aumentar a qualidade de vida
