Ciência

A Lua está perdendo o brilho e a culpa é da relação tóxica com a Terra; entenda

por: Redação Hypeness

A Lua está perdendo o brilho e a causa está diretamente relacionada com a Terra. Cientistas descobriram ferrugem na superfície lunar, não por acaso, do lado mais próximo ao nosso planeta. Acontece que a hematita, uma forma comum do óxido de ferro, só é formada na presença de água e oxigênio, gás inexistente no satélite natural.

Como explica o site “DesignTAXI“, o lado onde o óxido de ferro foi encontrado em maior quantidade na Lua é o que está mais perto da Terra, logo também é o que está mais perto da atmosfera terrestre, que, por sua vez, é composta por oxigênio e outros gases.

– Lua Azul vai deixar o Halloween deste ano mais especial; veja os detalhes da Blue Moon

Lua com aspecto avermelhado, similar à ferrugem

Sim, parte da Lua está ‘enferrujando’

O pesquisador Shuai Li, da Universidade do Havaí, nos Estados Unidos, e sua equipe estudaram dados recolhidos pelo orbitador Chandrayaan-1, da Organização de Pesquisa Espacial Indiana, e concluíram que a rocha nos pólos lunares apresentava uma composição diferente de outras partes da Lua.

“É muito intrigante”, Li refletiu. “A Lua é um lugar terrível para a formação de hematita.”

– Lua é pelo menos 85 milhões de anos mais jovem do que se pensava, diz estudo

Em seguida, ele consultou mais cientistas e o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL) para a confirmação dessa composição e publicou as observações de sua equipe no jornal “Science Advances”. “No início, eu não acreditei totalmente”, disse Abigail Fraeman, cientista do JPL,  ao site da “NASA“. “Não deveria existir [ferrugem] com base nas condições presentes na Lua.”

O orbitador Chandrayaan-1 também detectou gelo de água na Lua anos atrás, completando os ingredientes necessários para a formação de ferrugem. No entanto, ele foi encontrado apenas em pequenas quantidades nas crateras lunares no lado oposto do satélite natural, longe de onde a hematita foi descoberta.

– ‘Lua dos Cervos’ e eclipse retratados em fotos espetaculares. A gente explica o significado da Lua também

De acordo com os cientistas envolvidos no estudo, é possível que as partículas de poeira que circulam na Lua carreguem moléculas de água do outro lado do astro e as misturem com o ferro da superfície lunar e também com o oxigênio da Terra. Segundo Li, o fenômeno pode ter ocorrido durante o passar de bilhões de anos e nada tem a ver com negligência ou falhas da humanidade.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Coronavírus aumentou casos de dentes quebrados e dentistas falam em estresse