Sustentabilidade

A mandioca, gostosa e versátil, faz bem à saúde e foi até o ‘alimento do século’

por: Redação Hypeness

A mandioca acaba de ser promovida de “alimento dos pobres” para “alimento do século 21”. Quem afirma é a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que recomenda o aumento da produção do vegetal em até 400%. A planta tem esse potencial por ser resistente e estar nas mesas de mais de 700 milhões de pessoas em mais de cem países.

Cerca de 80% de sua produção, no entanto, vira farinha. A fécula de mandioca corresponde a aproximadamente 3% do que é produzido.

– Como a morte de 500 milhões de abelhas em 3 meses no Brasil vai afetar nossa alimentação

O item ainda alimenta muitos animais nos campos. Assim, é possível entender por que a FAO aposta tanto na mandioca, citando seu poder de gerar “rendimentos mais altos, aliviar a fome e pobreza rural e contribuir para o desenvolvimento econômico nacional”.

A Manihot esculenta, também conhecida como macaxeira ou aipim, é rica em carboidratos, mas também guarda 25% de proteínas em suas folhas. É, ainda, fonte de ferro, cálcio, vitaminas A e C e amido. Seu consumo, portanto, garante energia de sobra e, também, calorias para as atividades físicas ou para quem não tem tantas fontes de alimentos disponíveis.

– Rita Lobo deu um ‘chega pra lá’ na mania de alimentação funcional e a internet está amando

Podem ser usados como alimento as hastes e as folhas. Além de altamente proteicas, as folhas de mandioca são ricas em vitaminas e minerais. A maniçoba (comida típica paraense e baiana), por exemplo, é feita com as folhas cozidas. 

– Alimentação vegana é a melhor forma de reduzir seu impacto na terra, aponta estudo

“O ‘alimento dos pobres’ tornou-se uma cultura polivalente que responde às prioridades dos países em desenvolvimento, às tendências da economia global e ao desafio da mudança climática”, definiu o órgão da ONU.

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Japão pode jogar água contaminada de Fukushima no mar a partir de 2022