Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Os anos de colonização na África por países europeus deixaram marcas profundas na História do continente. Explorados, massacrados e humilhados, as nações hoje formadas ali lutam por reparação. Burundi, Namíbia, Tanzânia e Congo estão entre os territórios que tentam acordo com potências econômicas como Alemanha. Eles exigem quantias em dinheiro assim como obras de arte e artefatos de valor histórico que foram roubados.
– França dá exemplo ao devolver para o Benim obras roubadas durante a colonização
Um memorial denuncia o genocídio dos povos hererós e namaquas, entre os anos de 1904 e 1908, pelas tropas coloniais alemãs na Namíbia.
Há cerca de um mês, o país de Angela Merkel apresentou uma proposta à Namíbia no valor de 10 milhões de euros. A quantia foi considerada uma ofensa pelo presidente do país africano, Hage Geingob. A colonização europeia ali foi fundamental para promover o genocídio da população local no século XX.
– A colonização europeia matou tantos indígenas que mudou a temperatura da Terra
Além disso, o presente namibiano mostrou-se profundamente insultado pelo fato da Alemanha não chamar a negociação de “reparação”. Já faz cinco anos desde que as conversas entre os dois países começaram.
A Tanzânia e o Burundi também pressionam o governo alemão. O primeiro pede que a Alemanha responsabilize-se por crimes de guerra que aconteceram durante a colonização. Já o Burundi espera uma indenização de ao menos 36 bilhões de euros.
Hage Geingob, presidente da Namíbia, discursa na Assembleia Geral da ONU.
Uma das consequência para a Alemanha após a Primeira Guerra Mundial foi a perda de suas colônias na África e no Pacífico, que foram repassadas a países que compunham a Tríplice Entente. Essa divisão, em alguns locais como o Burundi, são consideradas bases de questões conflituosas no país até hoje.
Na Namíbia, cerca de 100 mil pessoas morreram entre os anos de 1904 e 1908. O genocídio foi resultado de uma política de extermínio adotada pelo governo alemão e os militares que ocupavam a então colônia africana.
Publicidade
A situação do sistema de saúde e funerário em Manaus é absolutamente assustadora. Um dos principais focos do novo...
A Justiça decretou a prisão de João de Deus depois das mais de 300 denúncias de abusos sexuais em na Casa Dom...
Uma gata foi morta a pauladas em um mercado de Paraty, no litoral do Rio de Janeiro. As imagens das câmeras de...
Foi depois de uma gravidez que Ligia Moreiras, 39 anos, renasceu não só como mãe, mas como pessoa. Bióloga, mestre...
A estudante para técnica em enfermagem Fabricia Lima, 21, fez um anúncio na plataforma OLX, na última terça-feira...
Massimiliano Fedriga, principal porta-voz do movimento antivacinas na Itália, foi internado com catapora. Ironia pouca...
Whindersson Nunes e Luísa Sonza não estão juntos desde abril de 2020. O casal icônico de celebridades acabou faz...
A menstruação é um processo plenamente natural do corpo humano. Então, por que ela ainda é vista como tabu e um...
Larissa Ferreira, vocalista da banda de forró Mastruz com Leite, denunciou um dos integrantes do grupo de assédio...