Semana pós feriado, curta e deliciosa, com o calor do verão invadindo o sul do país. As dicas passam pelo Coala Festival, que tem edição online com Gilberto Gil, Mariana Aydar e Mestrinho, Mc Tha e muito mais. Já Elza Soares se reúne com Seu Jorge e Agnes Nunes em um show online emocionante. O Sesc segue com sua programação de lives convidando Felipe Cordeiro e Livia e Arthur Nestroviski.
Destaque ainda para o Entretodos, festival de filmes curtos e direitos humanos, e para o In Edit, festival internacional do documentário musical. Neste último, filmes “Matriz.Doc”, que acompanha a criação do novo CD da Pitty, e “Dorivando Saravá, O Preto Que Virou Mar”, sobre a influencia da vida, obra e legado de Dorival Caymmi para artistas negros.
Alongue essas pernocas para muito baile com a Je Treme Mon Amour em celebração de 6 anos de fuleragem. O Bloco Lua Vai ataca no domingo com muito pagode anos 90.
Vem na minha!
#lives
Devendra Banhart | Site
Quarta, 22h Venda de ingressos (12,46 dólares, comprando até 11/9)
O cantor e compositor americado inicia no dia 9 de setembro uma série de quatro lives, todas as quartas-feiras de setembro. Neste primeiro encontro com o público, ele interpreta canções dos discos “Oh Me Oh My” e “Rejoicing In The Hands, and Niño Rojo”, com repertório que segue a ordem cronológica das canções.
Marina Peralta e PrimeiraMente | ShowlivrePlay
Sexta e sábado, 20h A partir de R$ 5 Marina Peralta entra em cena no dia 11 de setembro unindo influências de reggae, rap e MPB. A cantora de Campo Grande, MS, se destaca pelo flow original com letras sobre empoderamento das mulheres, a luta por igualdade social e econômica, a situação dos povos indígenas e a importância do auto conhecimento. No dia seguinte, 12 de setembro, é o grupo de rap PrimeiraMente quem “sobe ao palco” para um webshow tão explosivo quanto suas letras. É o que há de mais fresco no rap nacional, original e com uma produção impecável nos beats.
Je Treme 6 Anos
Sábado, 22h
Contribuições voluntárias
6 anos de fuleragem, sofrência e gréa! A festa mais rebolante dessa internê celebra as bagaceiras do terceiro mundo. Os DJs Tide e Madruga convidam Juca Culatra e Thais Badu, além de sets de Omulu, Rodrigo Bento e Becca Incendiária. Nas visuais, Spencer e Mozaum.
Coala Festival | Youtube
Sábado, 12, a partir das 14h Ingressos
O sentimento de criar uma experiência potente de música brasileira foi algo que orientou o Coala Festival desde a sua edição de estreia, em 2014. Pela primeira vez, o evento sai do Memorial da América Latina, em São Paulo, e se refugia em meio à natureza para se adaptar ao momento atual. É desse local sigiloso que será transmitida a sétima edição. A programação confirmada traz o encontro inédito entre Gilberto Gil e o trio Gilsons (formado pelo filho, José Gil, e pelos netos, Francisco Gil e João Gil, do artista) com participação especial de Bem Gil; os Novos Baianos em homenagem a Moraes Moreira; o expoente do funk Nego Bala; MC Tha convidando Rico Dalasam; e Mariana Aydar com Mestrinho.
Elza Soares, Seu Jorge e Agnes Nunes | Youtube
Sábado, às 20h
A jovem Agnes Nunes e o consagrado Seu Jorge se unem à lendária Elza Soares para cantar sucessos do samba brasileiro. O evento marca o retorno da “Voz do Milênio” cantando o gênero musical mais brasileiro de todos, após hiato de décadas em show ao vivo.
Bloco Lua Vai
Domingo 16h
Contribuição voluntária
O Carnaval volta ao Mundo Pensante para uma apresentação transmitida ao vivo. Pagode anos 90 e muita malemolencia no talo!
Heavy Baile | Noturno 150
O novo clipe do coletivo carioca, mais uma vez todo trabalhado no mete dança, dessa vez sai das ruas do Rio e leva o dançarino Ronald Sheick para um mergulho em obras de arte históricas em uma visita virtual ao Metropolitan Museum of Art de Nova York.
Ga Setúbal e Luiza Lian | Volúpia Pura
Ga Setúbal dá sequência à série de lançamen in tos que irão compor seu primeiro álbum solo, VIA com mais um single inédito, “Volúpia Pura”, que traz a participação especial da cantora Luiza Lian. Integrante da banda Pitanga em Pé de Amora, Setúbal também colaborou com a Trupe Chá de Boldo e com o músico, cantor e compositor Rafael Castro, mantendo-se em constante movimento de criação dentro da atual cena autoral paulistana. A presença de Lian em “Volúpia Pura” surge como resultado direto destes encontros vividos por Setúbal em suas andanças pelos palcos e estúdios independentes de São Paulo.
Hot e Oreia | Saiu o Sol
Mais um clipe novinho da dupla de rap mais debochada das Minas Gerais.
Anná | Colagem
Ela nasceu no interior de São Paulo, Mococa, a cidade da ‘vaquinha do leite’ e lá morou até os 17 anos, o que lhe rendeu uma relação muito familiar com o rural. Anos depois, Anná continua perseguindo e honrando suas raízes, e foi assim que nasceu o videoclipe de “Colagem”, faixa que integra o álbum recém-lançado “Colar”. Com onze faixas, produzidas por Renato Enoki, o disco nasceu como o primeiro álbum cheio da carreira da cantora e compositora, após o EP “Pesada” em 2017.
Lucas Bernoldi | Muito Demais
Munido de bom humor para retratar a classe média, o single “Muito Demais” é o primeiro sinal do novo disco do cantor e compositor Lucas Bernoldi. O clipe simula a experiência do espectador ao ligar a TV e sair trocando de canal sem rumo. A ideia foi inspirada na TV a cabo interdimensional retratada na série norte-americana Ricky and Morty.
#cinema
12º In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical 9 a 20 de setembro Grátis – R$ 3
O festival apresenta mais de 60 filmes nacionais e internacionais inéditos no circuito comercial, com destaque para a Mostra Portugal, a masterclass com o cultuado diretor inglês Julien Temple, entrevistas, debates e shows exclusivos com Autoramas, Felipe Cordeiro e Flicts. Pela primeira vez o festival será online com acesso em todo território nacional. Toda programação poderá ser acessada pela plataforma do festival in-edit-brasil.com e também através de plataformas parceiras (Sesc Digital e Spcine Play). No Panorama Brasileiro, dividido em Competição Nacional, Mostra Brasil, Brasil.Doc e Curtas Brasileiros, destaque para filmes sobre Dorival Caymmi, Pitty, Mestre Cupijó, Quebradeiras de Coco Babaçu, Mateus Aleluia, além da escola de samba Mangueira e da Orquestra Neojibá da Bahia.
Entretodos – 13º Festival de filmes curtos e direitos humanos | SPcine Play 13 a 19 de setembro
Grátis
O festival é gratuito e conta com a participação de diretores de todo o mundo. A curadoria do evento tem o cuidado de selecionar filmes curtos que promovam o debate sobre diretos humanos de forma transversal como participação social, direito à moradia, à vida, à igualdade social, orientação sexual, processos migratórios, direitos da juventude, idosos, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, ativismo político, ambiental entre outros. O evento promove reflexões sobre a importância da garantia de direitos para toda a sociedade, incluindo o papel da cidadania neste processo. Para isso, utiliza os filmes para inspirar a sociedade nos assuntos relacionados aos direitos humanos. Em um momento que muito se discute a importância da democracia, da cultura e do conhecimento, é fundamental a disseminação de conteúdos claros e de qualidade sobre os diversos assuntos que mais impactam diretamente a vida dos brasileiros.
8 ½ Festa do Cinema Italiano Até 10 de setembro
Grátis
Os mais interessantes filmes italianos dos últimos anos estão à disposição para todos que apreciam a cinematografia do país. Grandes sucessos da comédia, filmes premiados nos principais festivais internacionais, documentários e animação, são filmes para todos os gostos e, muitos deles, exibidos pela primeira vez no Brasil. Estão todos disponíveis através do site e da plataforma Looke.
#cênicas
As Desventuras do Capitão Rabeca | YouTube
Domingo, 19h Vakinha para ingresso solidário
Reestreia, em sessão única, a peça vencedora na categoria comédia no Festival de Teatro Online em Tempo Real do Rio de Janeiro, premiada como 1º colocada pelo Júri Técnico e pelo Júri Popular. Em uma taverna, durante a Idade das Trevas, Capitão Rabeca conta em detalhes a história de sua infância e maturidade, de como floresceu em seu espírito a admiração pelas artes e pela beleza, e como foi reprimido por seu rigoroso pai para ser moldado a ferro e fogo para a prática da guerra.
Ata-me as Mãos aos Pés da Cela – Um Experimento na Pandemia | YouTube
Sábados, 21h
O texto inédito de Jean Mendonça foi finalizado em março, logo no início da pandemia, quando os artistas brasileiros estavam sem saber o que fazer, já que todos os teatros foram fechados devido a pandemia da Covid-19. “Todo o processo criativo de ensaio, produção, gravação e montagem foi realizado com cada um em sua residência, tudo feito online, respeitando os protocolos de segurança recomendados pela OMS – Organização Mundial da Saúde”, explica Jean Mendonça. De acordo com o diretor, a ideia foi exatamente fomentar a possibilidade de um novo fazer teatral, o teatro-web, mas sem a intenção de substituir o teatro presencial.
#visuais
Élle de Bernardini | Galeria Kogan Amaro
A partir de 10 de setembro | segunda a sexta, das 11h às 19h, e sábado, das 11h às 15h
Grátis
Artista multidisciplinar, Élle de Bernardini transita entre a dança e as artes visuais e retrata o corpo inteiro, trans, vivo e pulsante. Por meio de telas, pinturas, esculturas, foto performances e desenhos, ela faz alusão às questões da sexualidade que confrontam os padrões que circundam o mundo contemporâneo e busca resgatar e reconstruir as narrativas esquecidas, apagadas e silenciadas das minorias de gênero. O público poderá conhecer uma seleção inédita destes trabalhos na mostra Nem tudo que reluz é ouro.
#literatura
FLI – Festival Literário de Iguape | Instagram, Facebook e YouTube, Até 20 de setembro
Além do compositor e multi-instrumentista Gilberto Gil, nomes como Amara Moira, Ailton Krenak, Emicida, Preta Rara, Jerá Guarani, Siba, Tiganá Santana, Marcelo D’Salete e Raull Santiago estão entre os convidados da 8ª edição do FLI com apresentação de Roberta Estrela D’Alva e Mel Duarte. Em 13/09, às 17h, a conversa Literatura, curadoria e liberdade destaca a importância da literatura e da curadoria feitas de formas coletiva, simultânea ao repertório de cada agente, à releitura crítica de tradições e à criação de narrativas menos excludentes. A escritora, slammer e produtora cultural Mel Duarte, da coletiva Slam das Minas SP, apresenta o FLISARAU (sarau do festival) no dia 14/09, segunda-feira, às 20h. Batalha da Ilha 013, coletivo independente de hip hop com nova geração de poetas e MCs da Ilha Comprida (SP), e outros artistas do Vale do Ribeira participam da live.
#canais
Papo de Música com Chico César
Chegar a 2020 cantando que “o amor é um ato revolucionário”, sem dúvida é se entender e atuar como agente dessa revolução tão necessária. Algo que se torna ainda mais admirável para um artista que soma 25 anos de carreira. Trata-se do cantor e compositor paraibano Chico César, que transcende barreiras em termos de linguagens criativas e formas de comunicar ideias. Com livros lançados, dez anos de jornalismo na bagagem e passagens pelo teatro, ele é o convidado desta semana do canal comandado pela jornalista Fabiane Pereira.
Greg News | Gorjetismo
Uma ótima reflexão que compara as gorjetas dadas nos pedidos de delivery à precarização geral do trabalho no Brasil.
#gastronomia
Charco Café Quinta à domingo, das 9h às 17h – pedidos pelo Rappi e iFood ou retirada no local Encomendas: 11 3063-0360 ou whatsapp 11 94631-4065
Desde a sua abertura o Charco ficou conhecido, não só pelo trabalho do jovem casal de chefs Tuca Mezzomo e Nathália Gonçalves, em um menu norteado pela brasa, como também pelas sobremesas, que sempre foram um dos pontos altos da casa. Quem comanda todas as técnicas e sabores adocicados do restaurante é a chef confeiteira Nathalia Gonçalves, que agora encabeça um novo projeto, o Charco Café. Além dos pães e doces, o local conta ainda com itens de empório, com produtos próprios, sazonais e selecionados, com base na escolha de pequenos produtores de diversos estados brasileiros. Destaque para as tortas de Morango e amêndoas e a de Avelã com chocolate, a Mousse de café, chocolate e conhaque e a tradicional Cheesecake com calda de frutas vermelhas. Na panificação, além Brioche – servido também no Charco, o Pão de cacau, a Focaccia com azeite e flor de sal e a Babka de chocolate ganham evidência.
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.
Branded Channel Hypeness
Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.