Agenda Hypeness

Agenda Hype em casa: Velha Guarda da Portela, Elza Soares e Sandra de Sá

por: Gabriela Rassy

Lives deliciosas dentro da Virada Sustentável com Elza Soares e Preta Gil, visitas virtuais no MAM, documentários do É Tudo Verdade estão na programação da semana. Destaque para o De Palco Aberto, do Teatro Riachuelo, com Sandra de Sá; para a live de 50 anos da Velha Guarda da Portela; para o MIA, com o melhor da música instrumental, e para os lançamentos de Mulamba, relembrando o Dia de Luta Pela Discriminalização do Aborto; dos cursos na plataforma do Afrohub; e o debate sobre o documentário “O dilema das redes” no MIS.

Vem na minha!

#lives

De Palco Aberto
Abrindo seu tradicional palco para receber artistas que possuem profunda relação com a cultura do Rio de Janeiro, o Teatro Riachuelo Rio recebe, no próximo fim de semana, duas atrações especiais para apresentarem lives inéditas para o público de casa. Na sexta, o Raiz do Sana traz para o palco do Teatro Riachuelo Rio o seu som gingado inspirado nos ritmos nordestinos, uma fusão dos xotes, xaxados, maracatus e baiões com outros ritmos e elementos, como o rock, a salsa, o samba, e o soul. Já no sábado, Sandra de Sá celebra os 40 anos de carreira desfilando clássicos do seu repertório, como Retratos e Canções Vale Tudo, Joga Fora, Bye Bye Tristeza e Olhos Coloridos.

MIA: megafestival de música instrumental
Domingo, das 16h às 21h
Destaque para a apresentação da Guitarrada das Manas, diretamente do Pará, às 17h20; Amaro Freitas & Xênia França, às 19h35; e o Conexão MIA com Ana Karina Sebastião (baixo), Angieli Queiroz (sax), Daniel Freitas (bateria), Guilherme Peluci (sax, clarone, flauta) e Romulo Alexis (trompete).

View this post on Instagram

O MIA – Música Instrumental Agora, está chegando. Nosso encontro virtual para observar e celebrar as conexões musicais será apresentado pela jornalista e radialista especializada em música, Patricia Palumbo. O evento ao vivo acontece no dia 4/10 (domingo), das 16h às 21h, olha só a programação! 16h Música BADI ASSAD & SIMONE SOU 16h20 Conversa PROCESSO CRIATIVO EM CONFINAMENTO com Letieres Leite, Maria Beraldo e Rafael Barone Mediação: Ana Morena 17h10 Música CONEXÃO MIA Ariane Bego (piano), Beatriz Marques (bateria), Bruno Barbosa (baixo), Esdras Nogueira (sax) e Viviane Nukamoto (guitarra) Produção Musical: Monica Agena 17h20 Música GUITARRADA DAS MANAS 17h30 Conversa FESTIVAIS INSTRUMENTAIS AGORA com Bruno Braz Golgher (Savassi Festival), Luciana Simões (Festival BR135) e Renée Chalu (Festival Sonido) Mediação: Barral Lima (Circuito Instrumental) 18h20 Música ANDRÉ ABUJAMRA & ZÉ RENATO GIMENES 18h30 Conversa OPORTUNIDADES E DESAFIOS DO AMBIENTE ON-LINE com Gabriela Pompermayer, Jonathan Ferr e Vince De Mira Mediação: Nancy Silva 19h25 Música CONEXÃO MIA ÀIYÉ (bateria e programações), Fernando Barbosa (contrabaixo), Lenynha Oliveira (percussão) e Mayara Almeida (sax) Produção Musical: Maria Beraldo 19h35 Música AMARO FREITAS & XENIA FRANÇA 19h45 Conversa MÚSICA & COMUNICAÇÃO com Alexandre Matias, Katia Abreu e Nerie Bento Mediação: Pedro Antunes 20h35 Música CONEXÃO MIA Ana Karina Sebastião (baixo), Angieli Queiroz (sax), Daniel Freitas (bateria), Guilherme Peluci (sax, clarone, flauta) e Romulo Alexis (trompete) Produção Musical: DeepLeaks 20h45 Música HAMILTON DE HOLANDA & JOÃO BOSCO #MIAonline

A post shared by Oficinas Culturais (@oficinasculturais) on

10ª Virada Sustentável
O evento promove no dia 30 de setembro uma programação intensa sobre diversidade iniciada pelo painel Isolamento e Empreendedorismo – a vida das mulheres na pandemia, às 17h, seguido pela conversa com Elza Soares, às 18h sobre a existência e resistência da mulher negra. Às 19h, será transmitido o Painel Acesso Barrado: onde meu corpo não entra, mediado por Paola Valentina, da equipe do Museu, com a participação da cantora Preta Gil, Maya Schneyder, Ivone (Gata de Rodas) e Leonardo Vieira (Memorial da Inclusão) nesta conversa. A programação, sempre linda e extensa, está completa no site oficial.

É Tudo Verdade
Os filmes do festival de documentários serão transmitidos em plataformas de streaming até 4 de outubro. Nesta edição, o É Tudo Verdade, idealizado por Amir Labaki, conta com 61 documentários entre as mostras de curtas, competições nacionais e internacionais, e demais categorias. Neste sábado, 11h, tem “Santiago das Américas ou O Olho do Terceiro Mundo”, do cineasta Silvio Tandler. Já no domingo, tem “Garoto – Vivo Sonhando”, elogiado documentário de Rafael Veríssimo sobre Aníbal Augusto Sardinha, mais conhecido como Garoto (1915-1955), um dos pilares escondidos da música brasileira.

Velha Guarda da Portela | Youtube
Sábado, às 14h
Comemorando 50 anos de muito samba, a Portela apresenta sucessos como “Você Me Abandonou” e “Amor Proibido”. A live conta com participações especiais das cantoras e portelenses Roberta Sá, Teresa Cristina, Eliane Faria e Beatriz Rabello.

 

#lançamentos

Mulamba | Carne de Rã
Há um ano “Ventre Laico Mente Livre” foi lançado. O projeto musical em formato de EP mergulhou no debate os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres em cinco faixas interpretadas por artistas diferentes. Foi assim que surgiu “Carne de Rã”, que ganha clipe em 28 de setembro, Dia de Luta Pela Discriminalização do Aborto.

Siso e Julia Branco | A Onda
Com um senso agudo para melodias pop e olhar atento às nuances entre a luz e a sombra da experiência humana, Siso volta a criar e lança a faixa “A Onda”. Parceria com a cantora, compositora e atriz Julia Branco, que deu letra para a melodia de Siso, “A Onda” é um fluxo, entre o eletrônico e o folk, somado à suave cadência do samba, de sensações que precisam sair com flexibilidade e sem medo.

JuPat | Nadando com Peixes que Voam
Depois de defender seu nascimento, recriando e enfrentando o mundo como artista e mulher trans, JuPat está pronta para outros mergulhos registrados em seu segundo disco autoral. Carregado de melancolia tropical, o álbum chega com clima slow, transitando e flertando com a mpb, trip hop, reggae, dub e hip hop.

Felipe Flip | O Que Ela Quiser
Mulher preta, empoderada, segura, independente e de voz ativa. Estas são características de personagens reais que atravessam a vida do rapper paulistano Felipe Flip. Mulheres de força tamanha que acabaram por inspirar o novo single do artista, a love song. Parceria com a dupla Tasha & Tracie e com o brasileiro radicado nos Estados Unidos Niko Is, a música já ganhou videoclipe.

Ilessi | Oração pro Gil
O primeiro single a ser lançado do novo disco da cantora e compositora Ilessi, aterrissará nas plataformas digitais em 2 de outubro. Uma semana depois, dia 9, será a vez de soltar ao mundo todas as faixas de “Dama de Espadas”, o seu primeiro disco autoral, que é o segundo pela Rocinante e o quarto de uma carreira que vem ganhando mais plateia dia após dia.

#filmes

M0therb0x
A websérie é composta por três episódios e cada um conta uma história diferente, mas que se passam em uma mesma cidade fictícia no Brasil, no ano de 2055. Neste local, a vida é predominantemente urbana, digital e corporativa. M0therb0x foi criada por uma equipe de cineastas apaixonados pela temática, visando fomentar a produção de conteúdo de ficção científica brasileiro. A intenção é criar ao longo do tempo uma antologia de vários diretores e diretoras, a fim de construir um imaginário de futuro nacional através da ficção científica, gerando uma reflexão sobre valores e conceitos sociais brasileiros, já que grande parte do que é consumido pelo público no país em torno dessa temática é produzido por grandes estúdios e fora do nosso território.

#Cineciência ao vivo – O dilema das redes
Domingo | 17h
O #CineCiência, tradicional programa do MIS, que apresenta a cada edição um debate com especialistas sobre filmes de variados gêneros, aborda, nesta edição, O dilema das redes (The Social Dilemma, Dir. Jeff Orlowski, EUA, 2020, 12 anos, documentário, 94 min), grande sucesso da Netflix. Com mediação de José Luiz Goldfarb, curador do projeto, as convidadas Lidia Zuin e Laura Trachtenberg Hauser irão debater com o público como as redes sociais podem ter um impacto destrutivo sobre a nossa sociedade. 

#podcasts

Radioca
O Radioca cresceu. Combo de investigação da música brasileira, o selo já se apresentava como um programa de rádio, no ar desde 2008 pela Rádio Educadora FM Bahia, e como um festival anual, realizado desde 2015, em Salvador. Agora, o Radioca expande o seu lema, “A música que você ainda vai ouvir”, também para podcast, dando vida ao Radiocast, que chega como uma expansão do propósito de vasculhar informações, novidades, produções e assuntos em debate da cena musical nacional. A produção é gravada em transmissão de vídeo, que pode ser acompanhada ao vivo no YouTube ou conferida em áudio posteriormente, nas plataformas de streaming. A cada edição, convidados especiais conversam com membros do time curador: o jornalista Luciano Matos, os músicos Roberto Barreto e Ronei Jorge e a produtora Carol Morena.

Teatro ao Redor
Foi durante uma conversa em um bar na Lapa que os atores Alex Teixeira e Clarisse Zarvos descobriram alguns interesses em comum, entre eles a curiosidade por lugares abandonados e um fascínio por causos do Rio de Janeiro. Assim nasceu o projeto, com peças radiofônicas criadas pelos artistas a partir de registros, entrevistas e memórias sobre salas de espetáculo ao redor de praças. Na série de estreia, eles viajam no espaço e no tempo para contar a história de teatros da Praça Tiradentes. Entre o século XIX e os dias atuais, a região abrigou mais de 40 teatros. Do São Luiz ao Teatro Real São João, passando pelo Teatro Brazilian Garden, Moulin Rouge e o Teatro Maison Moderne, que abrigava peças, roda-gigante, tiro-ao alvo, balões, fotografia, bola ao cesto, pinball e até uma jaula com leões.

Cama, Mesa e Trampo!
Apresentado pelo rapper Rashid e Daniela Rodrigues, sua esposa e empresária, o podcast Cama, Mesa e Trampo! traz, semanalmente, uma conversa informal sobre a vida diária (e musical) de um casal que mora, trabalha e inventa junto.

#visuais

Especial VIDEOARTEPAPO MIS
Quinta-feira | 19h
O novo programa do #MISemCasa irá mostrar que a videoarte é para todos. Há 50 anos, artistas brasileiras começaram a experimentar essa linguagem e, desde então, a videoarte ganha cada vez mais espaço. O MIS, que em 2020 também completa 50 anos, detém vários trabalhos e registros desses artistas e quinzenalmente irá compartilhar ideias e produções dentro do #MISemCasa. Para tanto, o museu convidou a videoartista Marcia Beatriz Granero e seu VideoArtepapo para integrar a programação, com exibições e debates com convidados especiais, sempre ao vivo, no canal do MIS no Youtube. A estreia do programa, nesta quinta-feira, conta com a participação dos pioneiros da videoarte brasileira Lucila Meirelles e José Roberto Aguilar. 

Visita Educativa MAM | Antonio Dias e Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM e roçabarroca
Terças e quintas-feiras, às 10h30, e quartas e sextas-feiras, às 14h30, por videoconferência, mediante agendamento prévio e disponibilidade
O Museu de Arte Moderna de São Paulo promove três novos roteiros virtuais de visitação inspirados nas exposições de Antonio Dias, Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM – 20 anos e roçabarroca de Thiago Honório (também disponíveis no Google Arts & Culture).

Artmotiv 
O projeto Colecionismo Solidário, que destina parte dos recursos para comunidades carentes, chega à segunda edição. Dessa vez a Cruzada São Sebastião, no Leblon, será beneficiada, depois das comunidades do Formiga e do Borel, que receberam mais de 250 cestas básicas na primeira edição. Funciona assim: Cerca de 20 artistas vendem obras numa espécie de feira virtual, com preço 20% abaixo do vendido nas galerias. Desse bocado, 5% são destinados à compra de cestas básicas orgânicas. Haverá obras de José Bechara, Estela Sokol, Waltércio Caldas, Amalia Giocomini, Nelson Leirner e Bel Barcelos, entre outros, por preços que variam de R$ 4.000 a R$ 55.000.

#cênicas

 

#cursos

Afrohub
Com mais de 4 mil afroempreendedores capacitados desde 2018, o Afrohub chega à sua terceira edição, que neste ano terá um novo formato, por conta da pandemia do novo coronavírus. O evento migra para o digital com o lançamento de uma plataforma educacional própria e gratuita, no dia 29 de setembro. Idealizado pela Pretahub, Feira Preta, Diaspora.Black e Afrobusiness, com o apoio do Facebook, a plataforma irá oferecer cerca de 20 horas de conteúdo, distribuído em módulos e pílulas nas redes sociais. Será uma jornada empreendedora online de oito meses, com foco na digitalização de negócios, abordando temas como gestão, finanças, vendas e comunicação. Acesse aqui!

 

Publicidade


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Livro reúne lugares e paisagens que parecem saídos de filmes de Wes Anderson