Inspiração

Alecrim: aliado contra a depressão e antídoto para ansiedade

por: Vitor Paiva

Nem tudo que agrada nossas papilas gustativas faz bem pra saúde, mas esse é o justo e feliz caso do alecrim: sim, o sabor que o delicioso tempero proporciona para nossos pratos é proporcional ao bem que ele pode nos oferecer por suas propriedades digestivas, diuréticas e até antidepressivas. O alecrim é uma erva que transmite calor, capaz de fortalecer nossa vitalidade e agir positivamente sobre todo nosso corpo, equilibrando até mesmo a temperatura do nosso sangue, atuando em nosso fígado e ajudando na irrigação sanguínea.

Não é por acaso, assim, que o alecrim é recomendado contra anemia e para equilibrar irregularidades menstruais, como digestivo, sudorífero, para uma melhor assimilação dos açucares (especialmente entre diabéticos) e para recompor nosso sistema nervoso após longos e exaustivos períodos de esforços intelectuais, por exemplo. Mas suas benesses não acabam aí: em nada um tempero mero, o alecrim também ajuda contra a queda de cabelo e a caspa, para a pele, contra lesões, queimaduras, bronquites, resfriados e até para nossa memória.

Parece um exagero, mas é por isso que, ao longo dos séculos, o  Rosmarinos officinalis – nome científico da planta – sempre foi ingrediente em fórmulas para saúde, tônicos e soluções milagrosas e rejuvenescedoras. Reis e rainhas usavam o alecrim para sua saúde e, diz a lenda, a Rainha Elizabeth da Hungria conseguiu curar uma paralisia e gota com um preparado com a erva.

Bebida com água, laranja e alecrim

Os conhecimentos antigos garantem que alguns goles de uma água de alecrim são eficazes para curar até mesmo nossa tristeza. Seja como for, espalhado sobre um prato delicioso ao forno, o alegrim é mesmo receita de alegria certa.

Publicidade

© fotos: Getty Images


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Bebê que nasceu em pleno voo vai andar de avião de graça para sempre