Inspiração

Amizade sem idade: a tecnologia como veículo para promover o afeto para quem mais precisa se isolar durante a pandemia

por: Vitor Paiva

Dos nossos hábitos corriqueiros aos acontecimentos mais extraordinários, o sentido das experiências em nossas vidas está diretamente ligado a quem somos nós: nossa personalidade, nosso temperamento, nossa condição social, nossa história de vida, e mesmo nossa idade, com as dificuldades e facilidades peculiares a cada um.

Visitar um amigo querido, realizar a viagem dos sonhos, almoçar em um restaurante, ou ir ao banco – tais acontecimentos são singulares, e por motivos evidentes é diferente a relação de um jovem com, por exemplo, sua agência bancária do que de uma pessoa de mais idade – e ponto para o banco que sabe reconhecer tal diferença e oferecer uma experiência diferenciada.

Saindo de algo corriqueiro para um fato totalmente fora do comum, assim também é a relação com o novo coronavírus: do isolamento às preocupações com a saúde, um jovem vive as consequências da atual pandemia de forma diversa que uma pessoa mais velha.

A diferença começa pelo risco que, apesar da doença ameaçar a todos, na média incide com perigo superior sobre aqueles com mais idade, fazendo com que a necessidade de quarentena e isolamento ganhe rigor irrestrito para os mais velhos – suspendendo assim o justo prazer das experiências cotidianas citadas.

E se a troca de afeto é o combustível de nossos corações, em um momento de isolamento, em que o contato físico está restrito, o encontro virtual entra no lugar do presencial, e a escuta passa a substituir o abraço. É nesse ponto que entra em ação o projeto ‘@mizade sem idade’, que busca amenizar a dureza do distanciamento para quem mais precisa se proteger da COVID-19: os idosos.

 O projeto é simples porém efetivo – e por isso brilhante, como costumam ser as melhores ideias: através de tablets doados para moradores do lar Cuidando em Casa, de Porto Alegre, programados com uma interface fácil e amigável, os idosos podem se conectar com voluntários que oferecem um pouco de seu tempo para um papo, uma troca, um encontro – mesmo que remoto e digital – com os senhores e senhoras em isolamento no lar. 


E não somente, pois se o afeto é remédio fundamental, os equipamentos doados são também utilizados para facilitar a conexão, a comunicação, o contato, a troca com amigos e familiares no dia-a-dia da quarentena para o grupo mais afetado pela pandemia. 


A ideia é que o projeto se expanda nos próximos meses, promovendo novos encontros digitais. “Nesses tempos de distanciamento social, fica ainda mais evidente a importância do contato com as pessoas que gostamos. A saudade da família e dos amigos é grande. Quem não anda sentindo falta de receber um abraço, de dar um beijo ou distribuir sorrisos?”, diz o time do Agibank.

 Não é por acaso que a iniciativa ‘@mizade sem idade’ é promovida pelo Agibank: trata-se de um banco justamente focado em facilitar o dia a dia de seus clientes, promovendo uma relação próxima, simples e acolhedora em um ambiente comumente frio e burocrático.

O objetivo é oferecer esse tratamento diferenciado especialmente para os clientes com mais idade, atualmente mais da metade da clientela do banco – e por isso o sentido profundo da iniciativa, que reúne os dois pilares mais importantes para a cultura do banco: acolhimento e tecnologia. 


A primeira edição da campanha já se encontra no ar, mas a ideia é ir além e seguir com a ‘@mizade sem idade‘ pela inclusão digital dos idosos, e também para oferecer um pouco de alento e afeto em um momento tão difícil quanto o da quarentena – promovendo assim a independência, a autonomia e a autoestima dessas pessoas, e ao mesmo tempo oferecendo um veículo para o encontro, o afeto, o afago e o abraço – mesmo que virtual.

 

 

Publicidade

Fotos: foto 1: André Peixoto/Reprodução/fotos 2 a 6:  Reprodução/Agibank


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Barbie lança boneca de Susan B. Anthony, sufragista e 1ª mulher a votar nos EUA