Ciência

Astrônomos criam vídeo com primeira foto de buraco negro já vista na história

por: Redação Hypeness

A primeira imagem de buraco negro já registrada deixou todo mundo encantado. O feito aconteceu em 2019 e entrou para a história como um dos maiores avanços da humanidade. Agora, o ‘M87’ – localizado mais de 53.400 anos-luz do nosso planeta, ganhou registro em vídeo. Com informações da Galileu.

– Guia estelar: 3 fenômenos da astronomia para você apreciar no mês de maio

A nova conquista da tecnologia foi possível por causa do trabalho de astrônomos que  se debruçaram no estudo de imagens e dados colhidos entre os anos de 2007 e 2017 por cientistas da Event Horizon Telescope. As imagens foram possíveis a partir do que é chamado por eles de modelagem estética – que observa qualquer mudança no buraco negro. Ou seja, a identidade visual se deu por meio de uma espécie de linha do tempo contínua. 

Astrônomos utilizaram imagens entre os anos de 2009 e 2017

Algumas conclusões foram tiradas ao longo do processo, como a de que o buraco negro é atingido por um gás que chega a bilhões de graus. “Como o fluxo da matéria é turbulento, o crescente [de matéria observado] parece oscilar com o tempo”, pontuou em comunicado Maciek Wielgus, que é líder do novo estudo.

– Evento a céu aberto propõe um novo olhar sobre a cidade de São Paulo

– Cientistas finalmente terminam de mapear superfície da lua após décadas de trabalho

Outro ineditismo do estudo sobre o buraco negro é a análise da estrutura de dinâmica do fluxo de acreção – que acontece próximo do horizonte do buraco negro. Isso, segundo os cientistas, é fundamental para entender os jatos de matéria, por exemplo. 

O estudo comando por Maciek Wielgus, publicado no Astrophysical Journal, pode ser acessado pelo linkO caminho, no entanto, é longo e os cientistas esperam dar sequência no processo de entendimento sobre o comportamento de um buraco negro. 

Confira o vídeo que mostra como um buraco negro se move: 

Publicidade

Foto: EHT Collaboration/Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Há um segredo para criar laços afetivos com gatos e pesquisadores descobriram qual é