Ciência

Astrônomos descobrem incrível planeta gasoso – e cor de rosa

Vitor Paiva - 11/09/2020

Descoberto em 2013 orbitando uma estrela similar ao sol, o planeta GJ 504b foi pela primeira vez registrado em uma imagem – que, publicada recentemente nas redes sociais da agência espacial estadunidense, a NASA, revelou seu incrível e denso charme rosa. Sim, o exoplaneta gasoso localizado a 57 anos-luz da Terra ao redor de uma estrela intitulada GJ 504 ostenta matizes espiraladas na cor de rosa como uma incrível roupa de gala.

Imagem divulgada pela agência do GJ 504b

Trata-se, portanto, de um dos mais bonitos planetas já descobertos por qualquer agência espacial. Levemente mais quente que o sol, estima-se que o GJ 504b, assim como o sistema onde ele está localizado, tenha cerca de 160 milhões de anos – e se dê ao redor de uma estrela similar ao sol do nosso sistema onde a Terra se encontra.

Ao centro, entre constelações, a posição do exoplaneta, segundo a NASA

O exoplaneta rosa é o de menor massa já descoberto em torno de uma estrela similar ao sol, e seu registro foi possível através de informações infravermelhas capturadas pelo telescópio Subaru, localizado no estado do Havaí, nos EUA.

Publicidade

© fotos: NASA/Divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Astronautas da Nasa retornam à Terra após 6 meses; veja vídeo de histórico pouso no mar