Ciência

Astrônomos descobrem incrível planeta gasoso – e cor de rosa

11 • 09 • 2020 às 17:38 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Descoberto em 2013 orbitando uma estrela similar ao sol, o planeta GJ 504b foi pela primeira vez registrado em uma imagem – que, publicada recentemente nas redes sociais da agência espacial estadunidense, a NASA, revelou seu incrível e denso charme rosa. Sim, o exoplaneta gasoso localizado a 57 anos-luz da Terra ao redor de uma estrela intitulada GJ 504 ostenta matizes espiraladas na cor de rosa como uma incrível roupa de gala.

Imagem divulgada pela agência do GJ 504b

Trata-se, portanto, de um dos mais bonitos planetas já descobertos por qualquer agência espacial. Levemente mais quente que o sol, estima-se que o GJ 504b, assim como o sistema onde ele está localizado, tenha cerca de 160 milhões de anos – e se dê ao redor de uma estrela similar ao sol do nosso sistema onde a Terra se encontra.

Ao centro, entre constelações, a posição do exoplaneta, segundo a NASA

O exoplaneta rosa é o de menor massa já descoberto em torno de uma estrela similar ao sol, e seu registro foi possível através de informações infravermelhas capturadas pelo telescópio Subaru, localizado no estado do Havaí, nos EUA.

Publicidade

© fotos: NASA/Divulgação


Canais Especiais Hypeness