Aos 89 anos, o bilionário cofundador da Duty Free, Charles “Chuck” Feeney, decidiu doar para a caridade, ainda em vida, toda a fortuna que acumulou. Ao lado da esposa, Charles encerrou a empresa de filantropia The Atlantic Philantropies, por meio da qual o casal realizava as doações. De acordo com a “Forbes”, pelo menos oito bilhões de dólares foram doados a fundações, fundos de caridade e a universidades durante os últimos 40 anos.
No vídeo institucional do projeto “Giving While Living” (doar enquanto estiver vivo, em tradução livre), Charles explica o pensamento que o motivou a não cultivar a própria fortuna apenas para si e para a família. “Eu não estou aqui para dizer a ninguém como gastar o próprio dinheiro. Se você fizer seu dinheiro, deve fazer o que quiser com ele. Mas eu estou convencido de que a satisfação que se pode alcançar por meio da ajuda a outras pessoas é um nível de satisfação que não se pode conseguir por meio de outra atividade.”
De acordo com informações da revista “Exame“, a empresa de filantropia do, agora, ex-bilionário chegou a empregar mais de 300 funcionários em dez escritórios distribuídos por sete países, todos com a missão de destinar a fortuna de em causas sociais.
Inspiração para Bill Gates no assunto filantropia, Charles foi pioneiro na iniciativa “Giving While Living” e partiu do princípio de acompanhar o destino e os resultados das doações ainda em vida.
“Chuck criou o caminho para outros filantropos seguirem. Eu lembro de tê-lo conhecido antes que ele começasse o projeto ‘Giving’. Ele me disse que [ao fazer parte disso] encorajamos pessoas [ricas] a não doarem apenas 50%, mas o máximo possível durante a vida”, disse o cofundador da Microsoft durante uma campanha de incentivo a grandes doações.
Morador de um modesto apartamento em São Francisco, na Califórnia, Charles destinou recursos à educação; a fundos de direitos humanos e mudança social; à abolição da pena de morte nos Estados Unidos; à saúde; e a diversas outras iniciativas locais voltadas para a um futuro mais dignos ao maior número possível de pessoas.
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.