Inspiração

Bilionário fundador da Duty Free decide doar toda a sua fortuna em vida

por: Redação Hypeness

Aos 89 anos, o bilionário cofundador da Duty Free, Charles “Chuck” Feeney, decidiu doar para a caridade, ainda em vida, toda a fortuna que acumulou. Ao lado da esposa, Charles encerrou a empresa de filantropia The Atlantic Philantropies, por meio da qual o casal realizava as doações. De acordo com a “Forbes”, pelo menos oito bilhões de dólares foram doados a fundações, fundos de caridade e a universidades durante os últimos 40 anos.

No vídeo institucional do projeto “Giving While Living” (doar enquanto estiver vivo, em tradução livre), Charles explica o pensamento que o motivou a não cultivar a própria fortuna apenas para si e para a família. “Eu não estou aqui para dizer a ninguém como gastar o próprio dinheiro. Se você fizer seu dinheiro, deve fazer o que quiser com ele. Mas eu estou convencido de que a satisfação que se pode alcançar por meio da ajuda a outras pessoas é um nível de satisfação que não se pode conseguir por meio de outra atividade.”

– Com Beyoncé e Chance the Rapper, ONG divulga lista de famosos que mais fizeram caridade em 2017

De acordo com informações da revista “Exame“, a empresa de filantropia do, agora, ex-bilionário chegou a empregar mais de 300 funcionários em dez escritórios distribuídos por sete países, todos com a missão de destinar a fortuna de em causas sociais.

Inspiração para Bill Gates no assunto filantropia, Charles foi pioneiro na iniciativa “Giving While Living” e partiu do princípio de acompanhar o destino e os resultados das doações ainda em vida.

“Chuck criou o caminho para outros filantropos seguirem. Eu lembro de tê-lo conhecido antes que ele começasse o projeto ‘Giving’. Ele me disse que [ao fazer parte disso] encorajamos pessoas [ricas] a não doarem apenas 50%, mas o máximo possível durante a vida”, disse o cofundador da Microsoft durante uma campanha de incentivo a grandes doações.

– LEGO cria programa para que peças antigas circulem e cheguem a instituições de caridade

Morador de um modesto apartamento em São Francisco, na Califórnia, Charles destinou recursos à educação; a fundos de direitos humanos e mudança social; à abolição da pena de morte nos Estados Unidos; à saúde; e a diversas outras iniciativas locais voltadas para a um futuro mais dignos ao maior número possível de pessoas.

Publicidade

Fotos: Reprodução YouTube/The Atlantic Philantropies


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Leo Áquilla rasga certidão de nascimento e se emociona: ‘graças à minha luta me tornei Leonora’