Sustentabilidade

Brasil é o 2º país que mais compra agrotóxicos proibidos na Europa, apontam dados inéditos

por: Redação Hypeness

Patrocinado por:
Notice: Undefined index: facebook_titulo in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/single.php on line 90

Uma reportagem da Agência Pública em parceria com a Repórter Brasil revelou que o nosso país é o segundo maior comprador de agrotóxicos proibidos na Europa. Basicamente, o agronegócio brasileiro adquire os ‘defensivos agrícolas’ de empresas que não podem escoar estes agrotóxicos para o mercado europeu. Logo após, o Brasil exporta sua produção para a própria UE, que compra produtos agrícolas com os agrotóxicos que ela mesmo tinha proibido.

– Agência Pública: agrotóxicos com potencial cancerígeno são encontrados na água do Brasil]

Defensivos agrícolas proibidos na União Europeia são levados ao terceiro mundo para serem devolvidos aos países ricos nos alimentos

Um report publicado pela Public Eye, uma organização sem fins lucrativos localizada na Suíça, mostra como os agrotóxicos acabam indo e voltando do mercado europeu por contra da fraca regulação instaurada no Brasil, que tem liberado em níveis nunca antes vistos o uso de defensivos agrícolas.

“Se a União Europeia, com todos os seus recursos, chega a conclusão que esses pesticidas são um risco inaceitável e são muito perigosos para uso, como eles podem ser utilizados de maneira irrestrita em países mais pobres, onde essas proteções são tipicamente inexistentes”, afirma o Baskut Tuncak ao Public Eye. Ele é um antigo repórter especial em substâncias químicas e direitos humanos das Nações Unidas.

– Agrotóxicos estão danificando os cérebros de abelhas bebês

“É o ciclo do veneno. Sabemos que esses agrotóxicos são perigosos, mas os vendemos e externalizamos os impactos de nosso próprio consumo. Enquanto isso, camponeses, indígenas e pessoas que vivem próximas ao campo sofrem no Brasil”, diz Laurent Gaberell, um dos autores do levantamento, à Pública/Repórter Brasil.

– Anvisa divulga lista de alimentos com maior nível de contaminação por agrotóxicos

O Brasil compra, em especial, o agrotóxico paraquat, proibido pela UE. As importações vem em sua maioria da empresa Syngenta, da Inglaterra. Existem diversos estudos que comprovam os malefícios desse químico para a saúde humana e para diversas espécies.

Uma oficial da União Europeia afirmou ao Public Eye que o banimento de produtos brasileiros seria impossível. Para ela, as regulações já são “mais rígidas que o necessário”. Ela ainda adicionou que “caso a UE impeça as exportações, isso não impediria países como o Brasil de usar esses químicos, mas simplesmente rearranjaria a cadeia de produção”.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Scooter elétrica, inflável e feita sob medida é desenvolvida em universidade no Japão