Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Cientistas descobriram o fóssil de um cachorro domesticado com mais de 8 mil anos na Suécia. O feito veio de de profissionais que analisavam a região de Ljungaviken – distrito no município de Sölvesborg, cidade a 420 quilômetros da capital sueca, Estocolmo. Os pesquisadores investigavam vestígios arqueológicos da Idade da Pedra conservados pelo tempo na região e se depararam com o fóssil desse cão.
– Estas podem ser as imagens de cachorros mais antigas de que se tem notícia
Cão foi enterrado no meio de uma vila, e inclusive, recebeu um túmulo, indicando sua posição central nessa aglomeração humana da Idade da Pedra
Segundo os arqueólogos, não se trata de um simples cãozinho que morreu, mas sim o caso de um cão domesticado. O sítio arqueológico mostra que o cachorro foi enterrado junto de um humano, um símbolo do afeto entre as espécies. O esqueleto do animal está ao lado de outros pertences do supos e a descoberta joga ainda mais luz sobre o passado dessa relação tão importante.
“Esta é uma das mais antigas descobertas de túmulos de cães no país. O cão está bem preservado e o fato de estar enterrado no meio do povoado da Idade da Pedra é único”, afirma o gerente de projeto, Carl Persson, do museu Blekinge, em nota de divulgação de uma revista de arqueologia sueca.
– Morre Thor, cachorro que auxiliou nas buscas em Mariana e Brumadinho
“Esperamos ser capazes de retirar o cachorro inteiro nas próximas escavações, ou seja, com solo e tudo, e continuar as investigações na revista de objetos do Museu Blekinge”, afirmou o arqueólogo. “Uma descoberta como essa faz você se sentir ainda mais próximo das pessoas que moraram aqui. De alguma forma, um cachorro enterrado mostra como somos semelhantes ao longo dos milênios — com os mesmos sentimentos de perda.”, completou.
Se o seu sueco está afiado, vale dar uma olhada nesse vídeo em que Carl Persson explica um pouco sobre os fatos da escavação:
Publicidade
Você conhece os benefícios da melancia? Sabia que essa fruta pode aumentar sua imunidade e prevenir doenças...
Como não embaçar óculos de grau enquanto se usa máscara? Bom, segundo o médico Dr. Daniel M. Heiferman, um...
Aos estudantes de graduação ou mestrado que buscam a excelência de um dos mais importantes centros acadêmicos do...
Imagine começar uma pesquisa científica a partir de uma foto que você viu na internet. Foi isso que aconteceu com os...
Há décadas, os cientistas buscam encontrar uma cura para o Alzheimer. A doença atinge milhares de brasileiros e,...
A natureza é uma das coisas mais incríveis de todo o mundo. Você já ouviu falar na Phyllodes imperialis? Essa é...
Não é de hoje que a comunidade médica e científica nos alerta sobre os perigos do excesso de trabalho. Passar mais...
Se hoje o mundo conta com a ajuda da tecnologia para poder estudar e catalogar a nossa riquíssima fauna, antigamente,...
Assim como a maioria das partes do corpo humano, o nosso olho deveria parar de crescer quando atingimos a fase final da...