Tecnologia

Carro voador turco desenvolvido há 15 anos levanta voo; Japão também trabalha em protótipo

por: Yuri Ferreira

O carro voador da Baykar Group, uma empresa turca de tecnologia, finalmente levantou voo. Em desenvolvimento há mais de 15 anos, o projeto parece mais com um drone do que com um carro de fato, mas conseguiu andar sobre o ar por alguns minutos com tripulação remota por questões de segurança.

O teste aconteceu uma semana depois de um teste de carro voador tripulado no Japão. A tecnologia tem sido desenvolvida ao redor do mundo por diversas empresas e, ao que tudo indica, os carros do futuro se parecerão com drones – com a capacidade de carregar seres humanos.

Carro voador da Baykar tem 230 quilos e, segundo a empresa, pode chegar a 2 mil metros de altura

O Cezeri 1, como é chamado, consegue carregar um passageiro e agora vai passar por diversas baterias de teste. A ideia da empresa é conseguir fazer com que o veículo voador já esteja no mercado para recreação em três anos, mas acredita que somente em uma década será possível utilizá-lo em trânsito normal, afinal, não há regulação para o tema e a tecnologia ainda está em desenvolvimento.

– Parceria entre Embraer e Uber promete carro voador (e sem piloto) para 2023

“Faremos mais protótipos, cada vez mais avançados, nos próximos anos e a nossa meta é fazer vôos com seres humanos na tripulação, em breve. Depois dos smart cars, a revolução no mundo automotivo terá como como liderança os carros voadores. Estamos nos preparando para os desafios de amanhã, mais do que os de hoje”, afirmou Selcuk Bayraktar, chefe-executivo de tecnologia da companhia.

Confira um vídeo do Cezeri 1 em ação não tripulada:

A operação da Bakyar Group foi precedida pelo carro voador japonês da Sky Drive, Inc., que conseguiu fazer o teste com um motorista. Honestamente, as imagens não dão aquela segurança pro veículo, mas o futuro é logo ali, e, quem sabe, em alguns anos, teremos transporte voador nas cidades:

– Primeiro carro voador deve ser lançado em 2025

Publicidade

Fotos: Divulgação/Baykar Group


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Nova célula solar poderá carregar eletrônicos captando luz de lâmpadas da casa