Assim como muitos outros animais, os cavalos-de-przewalski, naturais da Ásia, se encontram ameaçados de extinção. Atualmente existem apenas 2 mil espécimes, descendentes de apenas 12 indivíduos salvos da extinção há mais de 100 anos. Mas esse cenário pode mudar a partir de 2020, graças ao processo de clonagem.
O que promete salvar a subespécie são células de DNA, guardadas em criopreservação – técnica que congela células e tecidos – desde 1980, no Instituto para Pesquisa de Conservação do Zoológico de San Diego (SDZG), nos Estados Unidos. Essas linhagens contêm a diversidade genética perdida nas últimas gerações e pode mudar o destino da espécie.
Esse filhotinho fofo é o Kurt, o clone de Kuporovic
A clonagem do cavalo
Foi graças a diversidade genétixa que cientistas do SDZG conseguiram clonar um cavalo nascido em 1975no Reino Unido, transferido para os EUA em 1978, e que viveu até 1998. Ele era chamado de Kuporovic por seus cuidadores. No último dia 6 de agosto, nasceu Kurt, o clone de Kuporovic e o primeiro da espécie. O nome é uma homenagem a Kurt Benirschke, que fundou o instituto de pesquisa do zoológico.
“Esse nascimento expande a oportunidade de resgate genético de espécies selvagens ameaçadas”, disse Ryan Phelan, diretor da Revive & Restor, empresa norte-americana especializada em estudos desse tipo, em comunicado.
De acordo com Shawn Walker, cientista-chefe da ViaGen Equine, empresa norte-americana que estuda a reprodução de equinos, Kurt é saudável e fértil. “Ele está dando cabeçadas e chutando, e demanda leite de sua mãe substituta”.
Quando crescer mais um pouco, o filhote será levado para o Parque Safari do zoológico, a fim de conviver com outros animais da sua espécie e, quem sabe, produzir descendentes. Olha que gracinha esse vídeo de Kurt brincando, no último dia 31 de agosto.
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.
Branded Channel Hypeness
Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.