Ciência

Cobra píton bota 7 ovos sem precisar da ‘ajuda’ de um parceiro macho

por: Redação Hypeness

Uma cobra-bola está intrigando os funcionários do zoológico de Saint Louis, nos Estados Unidos. O animal, uma fêmea que não tem um nome, colocou uma ninhada de sete ovos recentemente. Até aí, tudo bem. Acontece que o réptil não fica perto de uma espécie macho há pelo menos 15 anos. 

Foto de cobra totalmente invisível em sua camuflagem está levando internet ao delírio

Foi uma surpresa! Nós não esperávamos que ela colocasse ovos, honestamente”, afirmou Mark Wanner, gerente de herpetologia do local em entrevista à “CNN”.

A situação não seria impossível. A píton, nativa da África central e ocidental, consegue se reproduzir de forma assexuada, na chamada partenogênese facultativa. Isso porque as fêmeas conseguem armazenar o esperma do macho por um certo tempo. Porém, o caso mais longo de que se havia notícia até agora era de sete anos.

Essa água-viva é o único animal imortal do planeta

O animal está no zoológico desde 1961 e especialistas estimam que ela tenha cerca de 62 anos. O que se supõe é que ela possa ter recebido as células reprodutivas masculinas no fim da década de 1980 e começo dos anos 1990 quando tratadores a colocavam em baldes com outros animais enquanto limpavam as jaulas. 

Nós estamos falando em 15 anos, mas é possível que ela não tenha tido contato físico com espécies machos há 30 anos”, explica Wanner. Ele espera que, se os ovos continuarem a se desenvolver, eles devem eclodir nas próximas duas ou três semanas. 

Dos sete ovos colocados pela cobra, dois já morreram. Outros dois foram levados para serem testados em laboratório. O resultado irá indicar se a fecundação aconteceu de forma sexuada ou assexuada. Os outros dois ovos encontram-se em uma incubadora. 

Foto de cobra totalmente invisível em sua camuflagem está levando internet ao delírio

Publicidade

Fotos: Zoológico de Saint Louis


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Asteróide se aproxima da Terra pode ser ‘lixo’ de foguete antigo