Criatividade

Conheça a cerveja que muda de preço de acordo com preservação da Amazônia

10 • 09 • 2020 às 17:17 Veronica Raner
Veronica Raner Jornalista em formação desde os sete anos (quando criou um "programa de entrevistas" gravado pelo irmão em casa). Graduada pela UFRJ, em 2013, passou quatro anos em O Globo antes de sair para realizar o sonho de trabalhar com música no Reverb. Em constante desconstrução, se interessa especialmente por cultura, política e comportamento. Ama karaokês, filmes ruins, séries bagaceiras, videogame e jogos de tabuleiro. No Hypeness desde 2020.

Como uma cervejaria pode ajudar no combate ao desmatamento da Amazônia? Pergunte à Colorado, marca de Ribeirão Preto, que acaba de lançar a Colorado Amazônica, rótulo cujo preço varia de acordo com o índice de de desflorestamento da região. A conta é simples: se mais árvores são cortadas, mais caro o preço fica. Se os número caem, o bolso do consumidor também sente menos. 

Em 15 anos Amazônia poderá não mais absorver CO2, diz estudo

A bebida é de baixo amargor, feita a base de trigo com produtos tradicionais do norte do Brasil, como o babaçu e o pacová, além de cascas de limão. Todo valor arrecadado com a venda do produto será destinado às comunidades da região Terra do Meio, no Pará, por meio da Rede de Cantinas da Terra do Meio, formada por ribeirinhos e indígenas do Xingu, próximo ao município de Altamira.

A intermediação entre a Colorado e a população nortista é feita através da Origens Brasil, iniciativa que atua na região amazônica.

Desmatamento no Brasil em 2019 foi 99% ilegal e país é o que mais destrói florestas no mundo

A variação do preço é calculada com base no Índice de Reajuste de Preços da Amazônia (IRPA), desenvolvido pelo engenheiro florestal Tasso Azevedo, coordenador ddo MapBiomas. O IRPA flutua de acordo com a taxa de desmatamento semanal da Amazônia publicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Toda semana, o índice será calculado para indicar qual o valor do reajuste pelos próximos sete dias. O aumento máximo do preço, segundo a cervejaria, será de 100%.

História comprova que cerveja foi criada e desenvolvida por mulheres

No horário do fechamento desta matéria, por exemplo, a bebida de 310ml custava R$ 8,01 no site da empresa. E agora?

Publicidade

Fotos: Colorado/Divulgação


Canais Especiais Hypeness