Criatividade

Conheça a cerveja que muda de preço de acordo com preservação da Amazônia

por: Veronica Raner

Como uma cervejaria pode ajudar no combate ao desmatamento da Amazônia? Pergunte à Colorado, marca de Ribeirão Preto, que acaba de lançar a Colorado Amazônica, rótulo cujo preço varia de acordo com o índice de de desflorestamento da região. A conta é simples: se mais árvores são cortadas, mais caro o preço fica. Se os número caem, o bolso do consumidor também sente menos. 

Em 15 anos Amazônia poderá não mais absorver CO2, diz estudo

A bebida é de baixo amargor, feita a base de trigo com produtos tradicionais do norte do Brasil, como o babaçu e o pacová, além de cascas de limão. Todo valor arrecadado com a venda do produto será destinado às comunidades da região Terra do Meio, no Pará, por meio da Rede de Cantinas da Terra do Meio, formada por ribeirinhos e indígenas do Xingu, próximo ao município de Altamira.

A intermediação entre a Colorado e a população nortista é feita através da Origens Brasil, iniciativa que atua na região amazônica.

Desmatamento no Brasil em 2019 foi 99% ilegal e país é o que mais destrói florestas no mundo

A variação do preço é calculada com base no Índice de Reajuste de Preços da Amazônia (IRPA), desenvolvido pelo engenheiro florestal Tasso Azevedo, coordenador ddo MapBiomas. O IRPA flutua de acordo com a taxa de desmatamento semanal da Amazônia publicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Toda semana, o índice será calculado para indicar qual o valor do reajuste pelos próximos sete dias. O aumento máximo do preço, segundo a cervejaria, será de 100%.

História comprova que cerveja foi criada e desenvolvida por mulheres

No horário do fechamento desta matéria, por exemplo, a bebida de 310ml custava R$ 8,01 no site da empresa. E agora?

Publicidade

Fotos: Colorado/Divulgação


Veronica Raner
Jornalista em formação desde os sete anos (quando criou um "programa de entrevistas" gravado pelo irmão em casa). Graduada pela UFRJ, em 2013, passou quatro anos em O Globo antes de sair para realizar o sonho de trabalhar com música no Reverb. Em constante desconstrução, se interessa especialmente por cultura, política e comportamento. Ama karaokês, filmes ruins, séries bagaceiras, videogame e jogos de tabuleiro. No Hypeness desde 2020.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Empreendedor mineiro cria vassoura mágica que também é meio de transporte