Debate

Coronavírus: governos incompetentes no trato da pandemia prejudicam saúde mental, diz estudo

por: Redação Hypeness

Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Tromsø, na Noruega, mostrou que o nível de insatisfação da população com o tratamento governamental com a covid-19 tem relação direta com a saúde mental dos governados. O estudo analisou questões como efeitos psicológicos em comparação com medidas de lockdown e teve resultados publicados no último dia 18.

– Coronavírus: como lidar com a ansiedade na quarentena e manter a saúde mental em dia

Pandemia tem efeitos diretos na saúde mental da população e os meios de o governo lidar com a doença pode impactar cidadãos

O questionário, realizado com mais de 2200 pessoas em países como Estados Unidos, Brasil, Colômbia, Israel, Noruega e Alemanha, mostrou que quanto mais insatisfeito com as medidas do governo para combate à pandemia, mais a saúde mental do sujeito era afetada.

– ‘Infodemia’ e Covid-19: fluxo de informações e saúde mental em tempos de pandemia

Descobrimos que aqueles que estavam insatisfeitos com a resposta contra a Covid-19 viam maior risco em contrair a doença, estavam mais preocupados e expressaram menos fé na possibilidade de controlar o surto”, afirmou em nota da universidade a professora Gerit Pfuhl, que assina a pesquisa e é do Departamento de Psicologia da universidade norueguesa.

Dos países pesquisados, Israel, EUA e Brasil tiveram resultados péssimos no combate à pandemia. Em Israel, diversos protestos contra Benjamin Netanyahu foram registrados pela incompetência do governo em lidar com a disseminação do novo coronavírus. Mas o país que tem mais mortes por milhão dos estudados é justamente o Brasil, superando Estados Unidos (que atingiu a marca de 200 mil mortos) e Colômbia, que também lidam de maneira pífia contra a doença.

– Coronavírus causa doença mental em 1 a cada 16 pacientes até 3 meses após infecção, diz estudo

Em geral, essa pesquisa fornece informações importantes para os tomadores de decisão sobre como cuidar da população durante uma crise global“, completa Gerit Pfuhl. “No geral, as pessoas estão lidando bem com a doença; pessoas mais velhas estão melhor que as mais novas. E a Noruega [que tem a melhor contenção da pandemia entre os países observados] está melhor do que os outros países.”

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Desplante: Monica Benini celebra a retirada das próteses de silicone, ‘me reencontrei’