Ciência

Crateras gigantes surgem na Rússia e assustam cientistas: ‘Não estou pronto para divulgar’

por: Redação Hypeness

Foi encontrada recentemente, por uma equipe de reportagem da emissora de TV Vesti Yamal, uma cratera na região da Península de Yamal, na Rússia. De acordo com cientistas consultados, ela tem cerca de 50 metros, mas essa nem é a informação mais impressionante. 

Durante a pesquisa, foi descoberto que a região tem sofrido com o surgimento desses buracos imensos de 2014. Para Vasily Bogoyavlensky, doutor em Ciências Técnicas e Membro Correspondente da Academia Russa de Ciências, “ainda não é hora de divulgar os possíveis causadores desses fenômenos”. 

– Por que a NASA instalou uma base na Cidade Proibida das Estrelas na Rússia

– Rússia divulga vídeo da maior explosão da história da humanidade pela primeira vez

Já de acordo com Alvaro Crósta, geólogo e professor do Departamento de Geologia e Recursos Naturais do Instituto de Geociências da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que foi consultado pela UOL, essa cratera pode ter surgido de forma natural, em função do um acúmulo de gases no permafrost, solo que passa todo o ano congelado e que cobre 25% da superfície terrestre do Hemisfério Norte.

Imagem da cratera encontrada pela TV Vesti Yamal

– Atila Iamarino explica como vacina da Rússia contra covid-19 ‘não segue boas práticas’

“É um problema bem sério porque essa explosão libera uma grande quantidade de carbono e metano na atmosfera, o que acaba contribuindo com o desequilíbrio do clima do planeta”, afirma Crósta. Um clima mais quente na região faz com que esse gelo do permafrost derreta e fique mais frágil, gerando uma pressão nesse bolsão de gases, e com isso, uma explosão.

Publicidade

Foto: Reprodução / TV Vesti Yamal


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Corações de cães disparam quando donos apenas dizem que os amam, aponta estudo