Ciência

Crianças em casa: 6 experiências científicas fáceis para fazer com os pequenos

por: Redação Hypeness

Evitar saídas às ruas tem deixado pais e mães por aí um pouco aflitos. Com as crianças em casa, é preciso criar formas de distraí-las enquanto circular livremente pela cidade ainda é um perigo. Juntamos algumas experiências que você pode fazer com os pequenos para ensiná-los sobre biologia, física e química. São atividades divertidas e que vai fazê-los sentir como verdadeiros cientistas. 

Quanto mais você abraça seus filhos mais o cérebro deles se desenvolve, aponta estudo

Lâmpada de lava

A primeira experiência é para arregalar os olhos das crianças. Utilize uma garrafa plástica transparente e encha um quarto dela com água. Depois, complete a garrafa com óleo e espere até que ele se deposite por completo acima da água. O próximo passo é pingar algumas gotas de corante de alimentos. 

Por ter a mesma densidade/peso da água, o corante irá mergulhar pelo óleo e colorir a água no fundo da garrafa. Para completar, pegue um comprimido efervescente (sem cor!) e coloque no recipiente. Depois que chegar ao fundo, ele vai começar a liberar bolhas coloridas. Ótima oportunidade para aprender sobre densidade, liberação de gases e misturas químicas de forma geral. 

Ciclo da água

A água evapora dos rios, mares e lagoas, forma nuvens no céu e volta como chuva, cuja água é absorvida pelos solos e transformada novamente pelas plantas. A gente aprende o ciclo da água desde pequeno nos livros de biologia, mas há uma forma de criar esse processo inteiro dentro de casa. 

Coloque um pouco de água para ferver e, depois que ela já estiver em ponto de ebulição, transfira a água para uma jarra de vidro temperado. Cuidado para não queimar as mãos. Em seguida, coloque um prato fundo (virado para cima) sobre a jarra. Espere alguns minutos até que o vapor se acumule nele e coloque gelo na parte de cima do prato. O ar quente da jarra, quando encontrar o ar frio que está sobre o prato, vai se condensar e criar gotas de água, fazendo, assim, chover na jarra. Algo que acontece de forma muito semelhante na nossa atmosfera. 

Com 7 anos, está ‘neurocientista’ faz sucesso ensinando ciência na internet

Oceano em uma garrafa

Para criar o seu próprio oceano particular, você vai precisar de uma garrafa transparente limpa, água, óleo vegetal ou de bebê e corante azul e verde. Encha a garrafa com água até mais ou menos a metade e coloque um pouco de óleo (não é o de cozinha, hein!) por cima. Tampe a garrafa e a movimente para criar o efeito das ondas ao mesmo tempo que ensina sobre a profundidade do mar. 

Vulcão

Uma erupção vulcânica dentro da sua própria casa! Construa o vulcão sobre uma base firme da maneira que preferir (mas lembre-se que esta experiência deixa tudo um pouco sujo, então procure um lugar adequado, de preferência ao ar livre). O vulcão pode ser feito com papel machê, uma garrafa pet com a parte de cima cortada ou mesmo uma caixa. Ajuste a cúpula do vulcão para que o orifício esteja aberto o suficiente para colocar os ingredientes. Você pode dar um toque mais realista ao seu vulcão cobrindo-o de terra também. 

Pela “cratera” do vulcão, coloque duas colheres de bicarbonato de sódio. Em seguida, adicione uma colher de sabão em pó e aproximadamente dez gotas de corante (de preferência amarelo e laranja). 

Com todos a postos, se prepare para ver a “lava” ir pelos ares! Basta colocar mais ou menos 60ml (ou duas onças) de vinagre branco. 

Se você quiser causar mesmo e optar por um vulcão mais explosivo, use uma garrafa de dois litros, com duas colheres de chá de sabão em pó, seis ou sete colheres de sopa de água, algumas gotas de corante alimentar e uma xícara e meia de vinagre branco. Adicione cerca de meia xícara de bicarbonato de sódio rapidamente e saia de perto porque a erupção vai ser forte!

Dicionário feito por crianças traz definições que os adultos se esqueceram

Crie um relógio de sol

Essa é uma das experiências mais simples de se fazer. No entanto, você precisa de um espaço aberto, de preferência com um jardim ou terreno com areia. 

Pegue uma vara longa e coloque na terra de forma vertical. Depois, use pedras, sapatos para marcar a sombra criada pelo bastão. Volte a cada hora para marcar mais uma vez o novo ponto. Faça isso ao longo do dia para completar seu relógio de sol. Aproveite a oportunidade para explicar sobre os movimentos de rotação e translação. 

Cultive vegetais 

Sim, jardinagem é uma bela experiência para explicar o ciclo da vida para crianças. É uma oportunidade de ver a mudança das estações e de aprender a cuidar da natureza. Cultive sementes e ensine aos pequenos como a “magia” acontece. Tudo pode começar com um simples feijão.

 

Publicidade

Foto 1: Unsplash / Foto 2: Getty Images / Vídeo: Twitter/@e_taylor / Foto 3: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Asteróide se aproxima da Terra pode ser ‘lixo’ de foguete antigo