Criatividade

Diversidade vai ser obrigatória no Oscar a partir de 2024

por: Redação Hypeness

A partir de 2024, o Oscar deve ficar um pouco menos branco. Pelo menos é o que pretende a Academia de Ciências e Artes Cinematográficas (Ampas, na sigla em inglês, organizadora da premiação, com suas novas regras que entram em vigor daqui a três anos com o intuito de dar mais diversidade ao prêmio máximo do cinema mundial. 

Esses 11 filmes vão fazer você pensar sobre a sociedade em que vivemos

Oscar: Rami Malek, Olivia Colman, Regina King e Mahersala Ali, os vencedores pelos prêmios de atuação em 2019.

O novo formato prevê que, para ser indicado à estatueta de melhor filme, o projeto deverá apresentar em seu elenco ou staff uma cota de representantes de minorias. Esse percentual deve estar presente em ao menos duas áreas da produção e divulgação do filme. Outra opção é que o longa aborde temas que tenham relação com os grupos em questão. 

Há ainda a possibilidade do filme trazer em seu elenco cerca de um terço de atores oriundos de minorias.  

Acreditamos que esses padrões de inclusão serão um catalisador para uma mudança essencial e duradoura em nossa indústria”, afirmaram o presidente da Academia, David Rubin, e a executiva-chefe, Dawn Hudson, em uma nota oficial da Ampas.

‘Oscar’ muda data por coronavírus e filmes indicados serão apresentados em março

O elenco e a equipe de ‘Parasita’, grande vencedor da última edição do Oscar.

Nos últimos anos, a Academia tem sido alvo de críticas por não ser inclusiva na hora de indicar concorrentes ao maior prêmio do cinema mundial. Desde 2016, a hashtag “OscarsSoWhite” (“Oscar muito branco”, em tradução livre) critica a constante preferência por indicados brancos entre as suas categorias.  

A questão de gênero também é outro problema. Basta olhar para os indicados a melhor direção nos últimos anos para perceber a escassez de mulheres entre os nomes de destaque (e não é como se elas estivessem em falta na indústria).

14 filmes que vão te dar motivos para sorrir nessa quarentena

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Dua Lipa usa câmera descartável para registrar cotidiano no isolamento