Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Em janeiro de 1986 o mundo inteiro assistiu ao vivo a um sonho antigo se desfazer no ar diante de seus olhos: o desastre com o ônibus espacial Challenger, que explodiu poucos instantes após a decolagem matando seus sete tripulantes tornou-se provavelmente o mais sombrio capítulo da história das viagens ao espaço para a NASA, os EUA e o mundo. Pois é essa difícil história que a Netflix irá relembrar e enfrentar com o lançamento de Challenger: The Final Flight (Challenger, o voo final, em tradução livre), série documental dividida em quatro capítulo que chega à plataforma essa semana.
A Challenger antes da decolagem © Wikimedia Commons
Se qualquer desastre do tipo é motivo para justa comoção nacional, a explosão da Challenger, ocorrida 73 segundos após a decolagem, teve dimensão ampliada por uma série de motivos que tornam a tragédia ainda mais tocante: o lançamento estava sendo assistido por uma verdadeira multidão de milhões – estima-se que 17% da população dos EUA tenha visto ao vivo na TV a explosão, número equivalente a mais de 40 milhões de pessoas só no país. E o motivo de tal ibope é o que tornou a comoção um acontecimento sem precedentes: a bordo da Challenger estava Christa McAuliffe, uma professora de história que havia sido selecionada dois anos antes para integrar a viagem.
A tripulação da Challenger em foto oficial © Getty Images/NASA
Pois a ideia da Challenger era justamente iniciar um processo de exploração mais ampla e representativa do espaço, como se convidando a população geral a também embarcar – além de Christa, que se tornaria a primeira professora a viajar para fora do planeta, havia a astronauta Hudith Resnik e Ronald McNair, um dos primeiros astronautas negros da agência espacial estadunidense. Naturalmente Christa havia sido tornada em uma verdadeira celebridade antes da viagem, e sua presença na missão transformou o interesse internacional em verdadeiro frisson. A ideia era que a professora lecionasse uma aula de 15 minutos diretamente do espaço, mas a explosão interrompeu a vida de Christa e transformou para sempre o programa espacial dos EUA.
A professora Christa McAuliffe © Wikimedia Commons
É essa triste e incrível história que a série documental irá contar a partir do dia 16 de setembro, quando os quatro episódios chegarão à Netflix. A série celebra a vida dos sete tripulantes, e procura contar os fatos a partir de entrevistas familiares, funcionários da NASA, especialistas e mais.
As impressionantes imagens da explosão do ônibus espacial © Getty Images
“As imagens do acidente com a Challenger se fixaram na consciência coletiva de nossa nação e do mundo, mas é muito importante que lembremos para além da dor que causaram em tantos”, diz Glen Zipper, produtor executivo da série – que investiga também os motivos, os erros, as negligências, as teorias e as responsabilidades por trás da tragédia.
“Nossa série quer que o público saiba mais sobre os sete heróis que perderam suas vidas e deixaram um legado para educar e inspirar, e que compreenda ainda melhor os erros que contribuíram para a tragédia, a fim de que algo assim não se repita conforme formos ainda mais longe no espaço através de esforços como da SpaceX, Blue Origin, NASA e outros”. Challenger: The Final Flight é uma parceria de Zipper com J. J. Abrams, diretor de clássicos da ficção científica espacial como Armageddon, Star Trek, e os filmes O Despertar da Força e A Ascensão Skywalker da franquia Star Wars.
Publicidade
Já reparou como o cinema é quase um termômetro da sociedade? Os dramas retratados na telona são apenas um reflexo...
Vencedor do Oscar de melhor filme por "12 Anos de Escravidão", em 2014, o cineasta Steve McQueen encabeça a nova...
Antes de brilharem nas grandes premiações como o Oscar e o Golden Globes, várias caras famosas que conhecemos de...
Uma das pioneiras do que ficou conhecido como “Nouvelle Vague” dentro do cinema francês do início dos anos 1960,...
O isolamento social, necessário para conter a pandemia do coronavírus, trancou mais de um terço do mundo em suas...
Nos filmes, o espírito natalino é feito de uma verdadeira comunhão de afetos nobres e positivos. Amor, gratidão,...
2019 está chegando ao fim e já vai tarde! Para que o próximo ano seja um pouco melhor, tem coisas que só dependem...
A apoteótica passagem da atriz Gal Gadot por São Paulo na CCXP tem um significado muito especial para as mulheres...
Imagine um carro transformado em karaokê para reunir amantes de uma das bandas mais adoradas da história? Essa é a...