Falar sobre nossos sentimentos é essencial para a saúde mental. A prática não apenas nos ajuda com a sensação de pertencimento, de saber que uma outra pessoa também pode estar passando por aquele mesmo processo que você, como alivia sintomas de ansiedade e pode ser um importante aliado contra a depressão. No entanto, não são todas as pessoas que conseguem expor suas emoções – sobretudo os homens. Por isto, Rob Osman decidiu organizar um grupo de passeio com cães para incentivar homens a falarem de seus sentimentos.

“Imagine a cena. É um daqueles horríveis dias frios e úmidos e frios e ruins que fazemos tão bem no Reino Unido. Mas tem a minha cachorra, ela não se importa que eu me sinta um lixo hoje. Ela não se importa que o tempo esteja ruim, ela só quer sair e brincar comigo. E você sabe, essa foi a melhor terapia que já tive.” Rob vive em Bristol e lutou contra a depressão e a ansiedade social no passado. Para ele, foi graças à sua cachorra Mali, que ele conseguiu reverter a situação.

Hoje ele organiza o Dudes & Dogs, que não somente incentiva os homens a apreciar as coisas simples, como um passeio ao ar livre com seu cão, como cria um ambiente seguro e sem julgamentos, para que juntos eles possam falar sobre seus sentimentos.

Para ele, o próprio ambiente facilita esta troca, já que é ao ar livre e ninguém é obrigado a olhar diretamente para ninguém, como em terapias ou até mesmo em reuniões conjuntas. “É uma boa maneira de fazer isso, porque você não precisa se olhar nos olhos. Cada um está no seu ritmo e não há expectativa de que eles tenham que conversar – pode ser que eles apenas ouçam alguém.”

A OMS – Organização Mundial da Saúde, classificou a depressão como a doença mais incapacitante do século. São inúmeras as terapias e os medicamentos usados para a cura desta doença mental, mas nós não podemos esquecer de uma prática essencial que vem sendo engolida pelas tecnologias e redes sociais. Falar. Você tem falado sobre os seus sentimentos?
