Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Quando Bhanu Prakash tinha cinco anos de idade, ele sofreu um acidente que fez os médicos desacreditarem seus pais sobre uma possível recuperação. O menino teve um traumatismo craniano que o fez ficar internado por um ano e disseram que ele poderia ter problemas cognitivos. No último dia 15 de agosto, ele se tornou o primeiro asiático a levar a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Cálculos Mentais, que aconteceu em Londres.
– Garotinho brasileiro que ‘psicografa’ cálculos é um gênio absoluto da matemática
O indiano Bhanu Prakash é a calculadora humana mais rápida do mundo.
“Aquele acidente mudou a forma como eu costumava definir diversão e é a razão pela qual eu estou aqui hoje”, conta, em uma entrevista à “CNN”. Naquele fatídico dia, Bhanu andava na garupa da moto do primo, quando o veículo foi atingido por um caminhão, derrubando Bhanu, que bateu com a cabeça no chão.
Durante a recuperação, ele passou a exercitar o cérebro com jogos de raciocínio, como xadrez, e contas matemáticas. De acordo com o Livro dos Recordes Limca, uma espécie de Guiness Book da Índia, a mente de Bhanu é capaz de processar os números envolvidos em um cálculo matemático a uma velocidade de 12 por segundo. A proporção é cerca de dez vezes mais rápido do que um cérebro comum.
– A importância da matemática falecida aos 97 anos que decifrou códigos nazistas
Na publicação, ele tem 50 recordes em seu nome, o que lhe rendeu comparações ao famoso matemático indiano Shakuntala Devi. “Eu me preparei não apenas para ser um matemático rápido, mas para ser também um pensador rápido”, diz.
O método usado por Bhanu para fazer as contas matemáticas é a divisão por blocos. Por exemplo, se ele vai calcular quanto é 9.856 vezes oito, ele raciocina por partes: primeiro 9.000 x 8, depois 800 x 8, 50 x 8 e, por fim, 3 x 8. A soma dos resultados, dá o total da conta.
Bhanu Prakash, ainda criança, com seus troféus de campeonatos matemáticos.
– Conheça o casal que entrou para o Guinness por ser o mais tatuado do mundo
“Mesmo assim, no fim das contas, não importa como eu chamo meus métodos, o cálculo simplesmente acontece. Existe um processo, claro, mas, quando você treina seu cérebro, a coisa simplesmente flui”, explica o gênio à “CNN”.
Ele espera ajudar a tirar das pessoas o “medo da matemática” e mostrar que a disciplina não é um monstro de sete cabeças ou algo apenas para nerds, mas algo agradável.
“Depois que ganhei meu primeiro campeonato internacional, meu tio sugeriu que eu tentasse ser mais rápido do que qualquer pessoa já foi. Nunca imaginei que me tornaria a calculadora humana mais rápida do mundo.”
Publicidade
Organizar um casamento impecável e ainda se preocupar em não misturar numa mesma mesa parentes que não se biquem,...
A escritora norte-americana Jill Robins usa a internet para compartilhar pensamentos sobre temas como, maternidade,...
Fazer pão, encher a casa de plantas, praticar yoga e ter desejos de sair logo da cidade grande. Esse parece um...
Confesso: eu não sabia andar de bicicleta. Sempre que eu dizia isso em qualquer lugar, todo mundo se oferecia para me...
Faleceu no último dia 19 a pessoa mais velha do mundo. A japonesa Kane Tanaka tinha 119 anos de idade e entrou para o...
O personal trainer Adonis Hill encontrou um método extremo para inspirar uma de suas alunas a emagrecer e se alimentar...
Em entrevista recente à revista Veja, a atriz Guta Stresser, conhecida por interpretar Bebel em 'A Grande Família',...
O momento certo de colher um vegetal é a hora em que ele já se desenvolveu em um tamanho normal. Mas se há algum...
O ser humano gosta de dar opiniões – muitas vezes, sem ser chamado, sem pensar minimamente antes de falar, ou sem...