Inspiração

Ele sofreu traumatismo craniano e agora é a ‘calculadora humana mais rápida do mundo’

por: Redação Hypeness

Quando Bhanu Prakash tinha cinco anos de idade, ele sofreu um acidente que fez os médicos desacreditarem seus pais sobre uma possível recuperação. O menino teve um traumatismo craniano que o fez ficar internado por um ano e disseram que ele poderia ter problemas cognitivos. No último dia 15 de agosto, ele se tornou o primeiro asiático a levar a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Cálculos Mentais, que aconteceu em Londres. 

Garotinho brasileiro que ‘psicografa’ cálculos é um gênio absoluto da matemática

O indiano Bhanu Prakash é a calculadora humana mais rápida do mundo.

Aquele acidente mudou a forma como eu costumava definir diversão e é a razão pela qual eu estou aqui hoje”, conta, em uma entrevista à “CNN”. Naquele fatídico dia, Bhanu andava na garupa da moto do primo, quando o veículo foi atingido por um caminhão, derrubando Bhanu, que bateu com a cabeça no chão. 

Durante a recuperação, ele passou a exercitar o cérebro com jogos de raciocínio, como xadrez, e contas matemáticas. De acordo com o Livro dos Recordes Limca, uma espécie de Guiness Book da Índia, a mente de Bhanu é capaz de processar os números envolvidos em um cálculo matemático a uma velocidade de 12 por segundo. A proporção é cerca de dez vezes mais rápido do que um cérebro comum.

A importância da matemática falecida aos 97 anos que decifrou códigos nazistas

Na publicação, ele tem 50 recordes em seu nome, o que lhe rendeu comparações ao famoso matemático indiano Shakuntala Devi. “Eu me preparei não apenas para ser um matemático rápido, mas para ser também um pensador rápido”, diz.  

O método usado por Bhanu para fazer as contas matemáticas é a divisão por blocos. Por exemplo, se ele vai calcular quanto é 9.856 vezes oito, ele raciocina por partes: primeiro 9.000 x 8, depois 800 x 8, 50 x 8 e, por fim, 3 x 8. A soma dos resultados, dá o total da conta. 

Bhanu Prakash, ainda criança, com seus troféus de campeonatos matemáticos.

Conheça o casal que entrou para o Guinness por ser o mais tatuado do mundo

Mesmo assim, no fim das contas, não importa como eu chamo meus métodos, o cálculo simplesmente acontece. Existe um processo, claro, mas, quando você treina seu cérebro, a coisa simplesmente flui”, explica o gênio à “CNN”. 

Ele espera ajudar a tirar das pessoas o “medo da matemática” e mostrar que a disciplina não é um monstro de sete cabeças ou algo apenas para nerds, mas algo agradável. 

Depois que ganhei meu primeiro campeonato internacional, meu tio sugeriu que eu tentasse ser mais rápido do que qualquer pessoa já foi. Nunca imaginei que me tornaria a calculadora humana mais rápida do mundo.

Publicidade

Fotos: Acervo pessoal


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Instituto Chá dá dicas de 5 chás para te ajudar durante a pandemia