Sustentabilidade

Elefante mais solitário do mundo ganha liberdade após 35 anos e expõe crueldade de zoos

18 • 09 • 2020 às 14:57 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Depois de viver 35 anos em sofrimento e solidão, Kaavan finalmente encontrou um lar. O elefante ganhou fama mundial após ativistas pelos direitos dos animais se unirem para resgatar o animal, que vivia no zoológico de Marghazar em condições deploráveis, em Islamabad, no Paquistão. Chamado de “o elefante mais solitário do mundo”, ele agora recebeu autorização médica para encontrar um lar com condições adequadas — e amigos. 

Elefante viaja quase 3 mil km em plena pandemia e encerra 50 anos de confinamento em santuário

Com o apoio da Four Paws, uma organização não governamental de apoio aos animais, Kaavan foi submetido a exames que identificaram alguns problemas de saúde nele. Mesmo aparentando estar desnutrido, o elefante apresentou resultados médicos que indicavam obesidade, tudo por conta de uma alimentação desregulada, ausência de exercícios físicos e de uma vida cercada de outros maus tratos. 

Além disso, as unhas de Kaavan estavam quebradas e mal formadas, o que indica a inadequação tanto do solo quanto da estrutura de onde ele vivia. Segundo pesquisadores da instituição, a ausência de outros elefantes transformaram Kaavan em um animal entediado e solitário. 

Ela usa a fotografia para escancarar a infelicidade de animais presos em cativeiro

O animal chegou ao Paquistão em 1985, como um presente do governo do Sri Lanka. Desde então, ele vivia no zoológico. A transferência do animal para um lugar com condições apropriadas para abrigá-lo só aconteceu graças a campanhas de ativistas — entre eles, a cantora Cher — e à intervenção da Justiça de Islamabad. Kaavan agora vai morar em um santuário de elefantes no Camboja com outros animais da espécie.

Série comovente mostra animais vivendo em ambientes criados por humanos

Publicidade

Foto 1: Getty Images / Foto 2 e 3: Four Paws/Instagram


Canais Especiais Hypeness