Ciência

Espermatozoides de 100 milhões de anos são encontrados intactos e impressionam pelo tamanho

por: Redação Hypeness

Espermatozoides de cerca de 100 milhões de anos foram encontrados em perfeito estado em Mianmar, na Ásia. Os vestígios arqueológicos estavam protegidos há tanto tempo graças a uma resina de âmbar que os conservou ao longo dos anos. Eles estavam dentro de uma ostracoda, classe de pequenos crustáceos formada por duas conchas. A descoberta foi apresentada ao mundo em uma artigo científico publicado na revista “Proceedings of the Royal Society B.”

Pescadores encontram fóssil de mastodonte pré histórico em praia de SC

A ilustração do coito entre duas ostracodas feita por Dinghua Yang.

Cientistas que descobriram o fóssil acreditam que eles seja originário do período Cretáceo. As células reprodutivas da espécie Myanmarcypris hui chamaram a atenção pelo tamanho, considerado muito maior do que o de outras espécies. É provável que a ostracoda encontrada, uma fêmea, tenha acasalado logo antes de ficar presa na resina de uma árvore, o que fez o material ficar tão preservado.  

Barata que viveu na era dos dinossauros é descoberta por cientistas

Para se ter uma ideia do tamanho dos espermatozoides encontrados na ostracoda, eles eram quase cinco vezes maiores que os corpos dos machos da espécie. Segundo a pesquisadora Renate Matzke-Karasz informou à “AFP”, isso seria como uma célula reprodutora de 7,3 metros para um corpo humano de 1,70m.

A complexidade do sistema reprodutivo encontrada nessas amostras levanta a pergunta se o investimento em espermatozoides gigantes é uma estratégia evolutiva consistente”, explica a cientista. 

Esses resultados também dobram a idade do mais antigo e inequívoco esperma de animal fóssil. Esta descoberta destaca a capacidade do âmbar de documentar partes moles de invertebrados que raramente são registradas por outros ambientes deposicionais”, diz o resumo do artigo

Menino de 11 anos encontra fóssil de jacaré gigante de 8 milhões de anos

Publicidade

Foto 1: Dinghua Yang / Foto 2: Wikimedia Commons // Destaques: Dinghua Yang


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Quantas xícaras de café podemos tomar por dia sem prejudicar a saúde