Ciência

Esponjas marinhas se tornaram aliadas na produção de enxertos ósseos; saiba como

por: Redação Hypeness

O colágeno e biossílica de esponjas marinhas estão sendo usados para desenvolver uma membrana para reparo de queimaduras e úlceras da pele e uma estrutura para enxertos ósseos. 

As soluções estão sendo desenvolvidas por um grupo de cientistas coordenado por Ana Claudia Renno e Renata Neves Granito, ligado ao Laboratório de Biomateriais e Engenharia de Tecidos (Labetec) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). 

– As incríveis (e loucas) ilustrações do mais antigo livro impresso sobre a vida marinha que se tem notícia

Os produtos estão em diversas fases dos testes pré-clínicos. O colágeno foi extraído da espécie Aplysina fulva e o bioativo biossílica foi obtido da espécie Tedania ignis. A equipe realizou entrevistas com cirurgiões plásticos e dermatologistas para levantar eventuais problemas apresentados pelos produtos já existentes no mercado. 

– Barata gigante encontrada nas profundezas do oceano pode chegar aos 50 centímetros

O colágeno já é um material bastante utilizado para essas finalidades, mas na maioria dos casos se usa matéria-prima de tecido de boi ou de porco e os produtos originados são muito caros. Não há ainda, no mercado, nenhum produto do gênero à base de colágeno marinho.

Os cientistas extraíram o colágeno da esponja marinha, fizeram a prospecção para identificar o bioativo e realizaram uma série de testes biológicos para comprovar a biocompatibilidade do colágeno marinho e sua capacidade de acelerar o processo de reparo dos tecidos.

– Vídeo impressionante mostra quanto plástico o oceano recebe em 60 segundos

As esponjas foram coletadas na Praia Grande de São Sebastião, graças a uma cooperação do Labetec com o Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (CEBImar-USP).

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Asteróide se aproxima da Terra pode ser ‘lixo’ de foguete antigo