Inovação

Este desidratador de alimentos de baixo custo pode mudar sua vida

Redação Hypeness - 26/09/2020 | Atualizada em - 27/11/2020

Você tem um minuto para ouvir sobre a palavra da desidratação de comidas? A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) disponibiliza o passo a passo para a construção de um desidratador de baixo custo. A técnica, apesar de antiga, é bastante eficaz para a conservação de alimentos.

– O guia para você escolher e preparar os alimentos com segurança na era do coronavírus

“Esse trabalho visa suprir uma demanda de tecnologias para atender à pequena produção que dispõe de poucos recursos financeiros”, afirma o pesquisador da Embrapa Félix Cornejo, na publicação “Construa você mesmo um desidratador de alimentos”

O passo a passo para construir o desidratador de alimentos foi disponibilizado pela Embrapa

– Porque da importância de não exagerar na compra de alimentos, medicamentos e máscaras em tempos de coronavírus

No depósito na rua da sua casa 

As peças para a montagem do desidratador são simples e podem ser facilmente encontradas no comércio ou até na sua casa: o sistema de secagem é montado dentro de uma caixa de isopor, onde é instalado o sistema de aquecimento com ventilação e uma estrutura de tubos de PVC com bandejas. O aquecimento e a circulação do ar de secagem são realizados por um aquecedor de ambiente composto por resistências elétricas e ventilação. 

– Casal usa caixas para criar sistema que conserva alimentos sem eletricidade

– Supermercados estão cultivando alimentos ‘indoor’ graças a estas hortas modulares

A desidratação deve ser feita separadamente para cada tipo de matéria-prima, que inclui frutas, ervas aromáticas, plantas medicinais, condimentos, legumes e tubérculos. As frutas colocadas no desidratador devem ter um tamanho uniforme. 

O pesquisador orienta ainda que sejam utilizadas temperaturas de 40º a 50°C para vegetais folhosos e condimentos e de 60º a 70°C para frutas, legumes e tubérculos. A temperatura pode ser ajustada no próprio aquecedor.

Publicidade

Fotos: Félix Cornejo/Embrapa/Reprodução 


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Lava-louças: tudo o que você precisa saber na hora de comprar uma